Siga o OTD

Vela

Brasil ganha ouro com Martine e Kahena e fica com dois quintos lugares em Hyères

O Brasil encerrou neste domingo sua participação na etapa de Hyères da Copa do Mundo de vela com o quarto lugar de Jorge Zarif na regata da medalha na classe Finn, que deu a ele a quinta posição no geral, mesma classificação obtida por Patrícia Freitas na RS:X. O melhor resultado do país na competição foi a medalha de ouro conquistada pelas campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze na 49er FX.

A dupla está com 100% de aproveitamento em 2017: duas participações em etapas da Copa do Mundo (Miami e Hyères) e dois ouros conquistados. “Por enquanto este é um ano muito bom para a gente, apesar de termos vindo com pouco treino para cá. Estamos muito felizes, nossos técnicos também. Agora é treinar para o Campeonato Mundial, que vai ser a competição mais difícil do ano”, afirmou Martine.

Martine Grael e Kahena Kunze entraram para a disputa da regata da medalha da classe 49er FX com uma vantagem de 12 pontos sobre as vice-líderes Jurczok e Lorenz, da Alemanha. Para serem campeãs, elas precisavam apenas de um sexto lugar, mas não deram a menor chance para as adversárias na manhã deste sábado. Depois de se manterem entre as primeiras colocadas no começo da corrida, as brasileiras dispararam na liderança da metade pra a frente da prova e garantiram com muita autoridade a medalha de ouro na etapa de Hyères da Copa do Mundo de vela. Clique no vídeo abaixo para ver a regata da medalha.

Com a vitória na regata da medalha, Martine Grael e Kahena Kunze somaram 34 pontos perdidos, 16 a menos do que Jurczok e Lorenz, que terminaram em terceiro neste sábado e ficaram com a medalha de prata. O bronze foi conquistado pelas britânicas Dobson e Tidey, que terminaram a Copa do Mundo em Hyères com 63 pontos perdidos.

O que impressionou na conquista de Martine Grael e Kahena Kunze foi a regularidade. Em 13 regatas disputadas, elas venceram três, ficaram quatro vezes em segundo lugar, duas vezes em terceiro e outras duas em quarto. Só ficaram fora das primeiras colocações com um oitavo lugar e um décimo, que foi descartado como pior resultado. Foi a segunda vitória das campeãs olímpicas em duas etapas disputadas em 2017 na Copa do Mundo de vela. Em janeiro, elas ganharam a medalha de ouro em Miami.

O Brasil disputou ainda neste sábado a regata da medalha no windsurf, a classe RS:X, com Patrícia Freitas. A velejadora foi muito bem neste sábado e venceu a corrida, mas ela não tinha mais chances de subir ao pódio por conta dos resultados ao longo da etapa de Hyères da Copa do Mundo de vela. Na classificação geral, a brasileira terminou em quinto lugar com 89 pontos perdidos. A medalha de ouro ficou com Zofia Noceti-Klepacka, da Polônia, que somou 49.

Patrícia Freitas não foi a única brasileira a participar da RS:X. Bruna Martinelli também disputou a competição em Hyères, mas não conseguiu avançar para a regata da medalha ao terminar em 25o. lugar na classificação geral.

Na classe Finn, Jorge Zarif tinha chance de ser bronze, mas o quarto lugar na regata da medalha o deixou em quinto na classificação geral. “A regata começou bem para mim, montei em primeiro lugar na primeira boia. Mas no segundo contravento o francês (Jonathan Lobert), que também estava brigando pela medalha de bronze, tomou a frente”, disse Zarif. O ouro na Finn foi para o turco Alican Kaynar. Outro brasileiro na categoria, André Mirsky terminou a etapa de Hyères da Copa do Mundo de vela em último lugar entre os 34 participantes.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela