Siga o OTD

Vela

Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite será no Rio de Janeiro

Os principais riders do país vão decolar na Cidade Maravilhosa, mais precisamente na Praia da Barra da Tijuca

Divulgação/CBVela

A cidade do Rio de Janeiro será o palco da Etapa Final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Kite, a partir desta sexta-feira, dia 26. Os principais riders do país vão decolar na Praia da Barra da Tijuca, com sede no Clássico Beach Club, na Av. Do Pepê, altura do Posto 2. A competição tem regatas previstas até domingo, dia 28, nas categorias Foil e Tubular, a partir de 11h. Além disso, a disputa vai incluir o Brasileiro de Windusrfe — classe RS:X (masculino e feminino).

As inscrições estão abertas até as 10h do dia 26, e devem ser feitas por meio do site.

A Final do Brasileiro de Fórmula Kite acontece um mês após a etapa de São Luís, no Maranhão, que teve a vitória de José Augusto na categoria Tubular; e do bicampeão brasileiro Bruno Lobo, na Foil.

“A primeira etapa foi numa condição que eu conheço bem, de vento forte. Consegui ter uma boa performance e venci. As condições do Rio são de vento mais fraco, mais instável, e eu não estou tão acostumado. Sei que não vai ser fácil. Espero andar bem e, se Deus quiser, sair com mais uma vitória”, afirmou o maranhense Bruno Lobo, de 25 anos.

A disputa na categoria Foil promete ser uma atração à parte. Afinal, essa classe vai estrear nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 e foi indicada pela World Sailing (Federação Internacional de Vela) para o programa dos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“O kite foil começou na Europa e cresceu muito nos últimos 2, 3 anos. É um velejo mais silencioso, uma prancha mais compacta. Dá a sensação de você estar voando sobre as águas. E a performance é inigualável. Permite velejar em condições muito variadas. A gente consegue andar mesmo com apenas 3 nós de vento. Isso torna o esporte mais versátil e atraente”, explicou Bruno Lobo.

A Etapa Final do Brasileiro de Fórmula Kite tem organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e a Lima Experience. O Brasileiro de RS:X é organizado pela CBVela, em conjunto com a Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Associação Carioca de Windsurf (ACW).

SERVIÇO

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FÓRMULA KITE e BRASILEIRO DE RS:X

Quando: de 26 a 28 de outubro de 2018

Onde: Clássico Beach Club, na Barra da Tijuca

Endereço: Av. Do Pepê s/nº, Km09 – altura do Posto 2 – Rio de Janeiro/RJ

Horários: a partir de 11:00

Mais em Vela