Siga o OTD

Universíade

Ítalo Manzine é prata nos 50m livre na Universíade

Foto: Fellipe Chargel/CBDU/Be Nice Films

Ítalo Manzine conquistou neste sábado (26), a 11ª medalha do Brasil na Universíade de Verão 2017 ao ficar com a prata nos 50m livre, na natação. Com tempo de 22.05, o estudante de Administração ficou atrás do finlandês Ari Pekka Liukkonen, com 22.02. Além disso, o japonês Katsumi Nakamura fez o mesmo tempo do brasileiro e dividiu com ele a segunda colocação.

Um dos responsáveis por tirar Cesar Cielo da Rio 2016 nos 50m livre, Ítalo participou em Taipei de sua primeira Universíade, e já entrou com o pé direito. “Eu sou um grande fã do esporte universitário, desde 2014 quando eu ingressei na faculdade. Nunca tinha vindo a uma competição desse porte. Estou muito feliz, minha primeira Universíade, e já subindo no pódio. Acho que essa é a medalha de maior importância na minha carreira até agora. A primeira de muitas”, comemorou o nadador.

Ele destacou ainda a pequena diferença de tempo entre ele e o primeiro lugar. “Eu esperava beliscar o ouro, mas no final da prova eu cansei um pouco. O preparador físico do finlandês é um brasileiro que, inclusive, foi meu preparador físico na temporada da Rio 2016. Eu sei que é um cara super qualificado, sabia que o Ari estava muito bem, que seria uma disputa muito difícil com ele”, disse, referindo-se ao técnico Pedro Frederico Valadão.

Resultados da noite

Além dos 50m livre masculino, o Brasil também competiu em mais duas provas neste sábado: 50m livre feminino, com Graciele Herrmann (quarto lugar, tempo de 25.26) e Alessandra Marchioro (sétimo lugar, tempo de 25.38), e revezamento 4×100 medley, com Henrique Martins, Leonardo de Deus, Raphael Rodrigues e Gabriel da Silva Santos. O quarteto ficou em quinto lugar, com o tempo de 3:36.71.

Neste domingo, pelo horário de Taipei, serão realizadas as últimas provas da natação na Universíade de Verão 2017, com a maratona aquática. O Brasil será representado pelos nadadores Allan do Carmo, Victor Colonese, Viviane Jungblut e Betina Lorscheitte, a partir das 19h de sábado, horário de Brasília.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Universíade