Siga o OTD

Uncategorized

‘Besuntado de Tonga’ pode tentar vaga em dois esportes para Tóquio-2020

Pita Taufatofua, que esteve na Rio-2016 e em PyeongChang-2018, pode tentar vagas pela canoagem velocidade e no taekwondo

Pita Taufatofua, o “Besuntado de Tonga”, sonha em disputar a Olimpíada de Tóquio em dois esportes (Crédito: OLIVIER MORIN/AFP)

Ele está de volta, ao menos no noticiário. Pita Taufatofua, o “Besuntado de Tonga”, buscará vaga para sua terceira Olimpíada, em Tóquio-2020. Desta vez, em duas modalidades diferentes.

Sensação na abertura da Rio-2016, quando desfilou com o peito besuntado de óleo de coco, seguindo uma tradição tongolesa, Taufatofua disputou o taekwondo. Na ocasião, foi eliminado logo na primeira rodada.

Menos de dois anos depois, Taufatofua estava de volta ao universo olímpico. Mas nos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Graças a critérios de qualificação bem amigáveis, o atleta de Tonga conseguiu uma vaga para disputar o esqui cross-country. Novamente ele “causou” no desfile de abertura na Coreia do Sul, desafiando um frio de quase zero grau carregando a bandeira vestindo o traje típico de seu país, sem camisa.

Nas últimas semanas, em sua conta no Instagram, Taufatofua vem deixando claro que sonha em buscar uma vaga na canoagem velocidade.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Sprint Kayak … Tokyo 2020 !! This ones for the planet #IMpossible #paddleForThePlanet

Uma publicação compartilhada por Pita Taufatofua (@pita_tofua) em

Para isso, ele primeiro poderá buscar a vaga no Mundial de canoagem velocidade, em agosto, na Hungria. Segundo o próprio Taufatofua disse ao site da NBC, o primeiro passo é conseguir aprender a se manter na água, sem cair.

A principal oportunidade será no ano que vem, quando acontecerá o torneio da Oceania da modalidade. Se ainda assim fracassar, há a esperança de que apareça um convite do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Mas não está descartada a tentativa de classificação em uma outra modalidade. E outra postagem recente do atleta de Tonga deixa isso evidente.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Set goals so big they scare you…. #IMpossible #Olympian

Uma publicação compartilhada por Pita Taufatofua (@pita_tofua) em

Mesmo tendo o foco na canoagem, não se pode descartar que o tonganês acabe recorrendo a uma classificação no taekwondo, seu esporte de origem. O problema é que ele não disputa nenhuma luta desde os Jogos do Rio.

VEJA TAMBÉM:

‘Besuntado de Tonga’ já sonha com vaga em Tóquio-2020 
Os segredos de Jésus Morlán para reinventar a canoagem do Brasil 
Entenda como foi a bizarra mudança no nome da Federação Mundial de taekwondo 
Bizarrices e curiosidades do calendário da Olimpíada de Tóquio-2020

Com mais de 143 mil seguidores apenas no Instagram, Pita Taufatofua é hoje mais uma celebridade do que um atleta. Tecnicamente falando, sua qualificação olímpica em qualquer uma destas modalidades não acrescentaria absolutamente nada. Em termos de imagem, o COI sabe que a presença dele em mais uma Olimpíada seria excelente.

Se isso ocorrer, ele se tornará o primeiro atleta da história a disputar três olimpíadas consecutivas em esportes diferentes, em Jogos de Verão e Inverno. Só isso já justificaria a inusitada presença do “Besuntado de Tonga” em Tóquio-2020.

Mais em Uncategorized