Siga o OTD

Uncategorized

Desistência de recurso e pagamento de multa devem reabilitar a Rússia no COI

Dirigentes abrem mão de contestar o resultado positivo de doping no curling e atitude pode abrir caminho para a Rússia ser perdoada pelo COI

O casal Alexander Krushelnytsky (à direita) e Anastasia Bryzgalova perderão a medalha de bronze no curling de duplas mistas (Crédito: COI)

Os dirigentes da OAR (Atletas Olímpicos da Rússia) abriram mão de seguir com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte). Desta forma, reconhece a culpa no teste positivo antidoping de Alexander Krushelnytsky, integrante da equipe de curling misto e que faturou a medalha de bronze na Olimpíada de PyeongChang.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga 

A desistência dos cartolas russos aconteceu nesta quarta-feira (manhã de quinta-feira na Coreia do Sul), de acordo com a agência de notícias RIA Novosti. O próprio Krushelnytsky, ao ser informado que dois exames apontaram a presença da substância meldonium, se retirou da audiência.

“Estou pronto para o veredicto apropriado e seria estúpido negar o doping quando as amostras A e B apresentam o mesmo resultado. Por isso, pesando os prós e contras, decidi deixar a audiência”, afirmou Krushelnytsky, em comunicado enviado à agência RIA.

Sem briga com COI

A desistência de seguir com o recurso, após a polêmica que envolveu o banimento do comitê olímpico russo nos Jogos de Inverno de PyeongChang, tem uma explicação relativamente simples. A Rússia quer de todas as formas evitar um novo confronto com o COI (Comitê Olímpico Internacional). O país foi excluído da Olimpíada de PyeongChang após ser exposto um esquema sistemático de doping com dezenas de atletas russos.

O recuo dos cartolas da OAR facilitaria a costura de um acordo para que neste sábado o COI anuncie a reabilitação dos russos, que poderiam desfilar com seus símbolos nacionais na cerimônia de encerramento, no domingo.

Um outro fator, este financeiro, também pode ajudar no “acordo de paz” entre COI e Rússia. Segundo a agência AFP, os russos pagaram uma multa de US$ 15 milhões pelo esquema sistemático de doping feito pelo país nos Jogos de Sochi-2014.

VEJA TAMBÉM:

Quando o assunto é doping, a Rússia realmente não se ajuda 
Doping da Rússia continua dando muita dor de cabeça para o COI 
Punição do COI ao doping da Rússia pode ter incluído acordo contra boicote 
Punição à Rússia é justa, mas ela não é a única culpada pelo doping no esporte

Mais em Uncategorized