Siga o OTD

Triatlo

Luísa Baptista e Manoel Messias triunfam no Pan-Americano 2018

Andréa André Martins / CorrepraFoto Fotos Esportivas

Luísa Baptista e Manoel Messias vencem prova em Brasília, e triatlo brasileiro domina o Pan-Americano 2018, que está sendo realizado em Brasília

O triatlo brasileiro está em festa! Na disputa do Campeonato Pan-Americano em Brasília, Luísa Baptista e Manoel Messias mostraram a força da nova geração da modalidade e foram os primeiros a cruzarem a linha de chegada após concluírem o percurso de 1.500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, neste sábado (23).

O clima no Planalto Central estava favorável e o Brasil contava com seus principais atletas na busca por pontos importantes no ranking que pode levar aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mas os atletas mexicanos também chegaram com muita força no páreo, sem brecha para erros por parte dos brasileiros.

Na prova feminina, Vittória Lopes confirmou a boa natação e foi a primeira a sair da água com uma vantagem de aproximadamente 20 segundos para o primeiro pelotão.

A cearense pedalou sozinha ampliando a distância para as adversárias, mas na segunda volta do ciclismo, a brasileira foi capturada pelo grupo principal, deixando a prova indefinida até a corrida. Luísa Baptista protagonizou uma bela disputa contra quatro mexicanas e na volta final acelerou o passo, conquistando a medalha de ouro na elite do Pan-Americano de triatlo.

Cecília Perez ficou com a prata e Vanesa De La Torre foi terceira colocada geral e campeã da Sub23.

“Consegui administrar bem. É uma prova muito importante, que vale bons pontos no ranking olímpico. A Vittora foi fundamental pra essa conquista, puxando o ritmo no início. Espero continuar bem até os Jogos olímpicos”, contou Luísa.

Adrenalina e estratégia marcaram a prova masculina. Tanto na natação como no ciclismo, um grupo de aproximadamente 7 a 8 atletas se revezava entre as primeiras posições. Mas nos quilômetros finais do ciclismo, Reinaldo Colucci conseguiu escapar e saiu para correr com quase um minuto de vantagem para o segundo colocado. Porém, o brasileiro que ja participou de duas olimpíadas não teve vida fácil e logo foi alcançado.

Manoel Messias fez uma prova de recuperação fantástica e a poucos metros da linha de chegada encaixou um belo sprint garantindo o bicampeonato panamericano na Sub23 e deixando o mexicano Crisanto Grajales, campeão dos Jogos de Toronto2015, com a segunda colocação geral. Reinaldo Colucci cruzou em terceiro e ficou com o vice-campeonato na elite.

“A prova foi muito dura, mas faz parte do triathlon. Brasília é o cenário ideal para grandes provas, é bastante desafiadora, o percurso atende muito bem. Agora vou descansar um pouco depois embarco para a Europa, onde participo de 3 provas do circuito mundial”, contou Messias, que celebrou o bicampeonato na sub23.

A competição, que conta com a participação de atletas de 17 países, incluíndo o Brasil, segue no domingo (24) na Orla da Ponte JK, com as categorias de idade (age group) e junior competindo na distância sprint – 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. A entrada é gratuita.

Confira os pódios por categoria do Pan-Americano

Elite Feminino
1. Luísa Baptista (BRA)
2. Cecília Perez (MEX)
3. Adriana Barraza (MEX)
4. Claudia Rivas (MEX)
5. Pamella Oliveira (BRA)

Sub23 Feminino
1. Vanesa De La Torre (MEX)
2. Jessica Romero (MEX)
3. Vittória Lopes (BRA)

Elite Masculino
1. Crisanto Grajales (MEX)
2. Reinaldo Colucci (BRA)
3. Rodrigo Gonzales (MEX)
4. Luciano Tacone (ARG)
5. César Saracho (MEX)

Sub23 Masculino
1. Manoel Messias (BRA)
2. Kauê Willy (BRA)
3. Diego Acosta (MEX)

Mais em Triatlo