Siga o OTD

Triatlo

Luisa Baptista dá primeiros passos após 3 meses de acidente

Após 3 meses de acidente, Luisa Baptista divulga vídeo dando pequenos passos com auxílio de andador e ao lado de médicos

Luísa Baptista triatlo Copa do Mundo de triatlo
Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A triatleta Luisa Baptista deu seus primeiros passos após cerca de 3 meses do acidente com motocicleta no interior de São Paulo. Em vídeo publicado em seu perfil em rede social, a triatleta dá alguns pequenos passos com auxílio de andador e profissionais que a ajudaram a se equilibrar. Vale lembrar que a atleta voltou a se comunicar verbalmente há quase um mês.

“Primeiros passos… Quase 60 metros!! Estou voltando e espero que mais forte!!!”, exaltou a atleta em seu perfil no Instagram. Alguns atletas enviaram seu apoio para Luisa nos comentários da publicação, como os também triatletas Vittoria Lopes e Diogo Vil. “Só o início!”, escreveu Vittoria, e “Você é demais! Na torcida por você!”, comentou Diogo.

O que aconteceu com Luisa?

Na manhã do dia 23 de dezembro do ano passado, Luisa Baptista acabou sendo atingida por uma motocicleta enquanto treinava com um grupo de ciclistas em São Carlos, no interior de São Paulo. A colisão aconteceu frontalmente. Por isso, a triatleta teve múltiplas fraturas e lesões, principalmente no pulmão. Ela recebeu socorro em estado gravíssimo para Santa Casa de São Carlos. Lá, passou por diversas cirurgias. Em seguida, com o quadro estabilizado, teve sua transferência para o Hospital das Clínicas no dia 25. 

Aos poucos, a atleta foi mostrando boa evolução, assim foi oxigenação por membrana extracorpórea logo foi retirada, mostrando melhora na respiração. Do mesmo modo, em 31 de dezembro de 2023 Luisa já respirava sem ajuda de aparelhos.

A maior evolução no quadro clínico de Luisa foi há cerca de um mês, quando o seu irmão, Vitor Duarte, divulgou vídeo em redes sociais da atleta se comunicando verbalmente. Ela falou para a médica Ludhmila Hajjar a frase: “Obrigada por salvar minha vida”.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 pelo Olimpíada Todo Dia e hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Triatlo