Siga o OTD

Paris 2024

Paris 2024 divulga trajeto das provas de triatlo na Olimpíada

Percurso do triatlo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris passará por diversos pontos históricos da cidade

Disputa do triatlo na Olimpíada e Paralimpíada Paris 2024 acontecerá a partir da Ponte Alexandre III
(Foto: Gaspar Nobrega/COB)

O Comitê Organizador dos Jogos de Paris 2024 divulgou nesta quinta-feira (27) o trajeto das provas de triatlo que acontecerão na Olimpíada e Paralimpíada. A largada da prova, com a disputa da natação, acontecerá na Ponte Alexandre III. O percurso passará por diversos locais históricos e pontos turísticos da capital francesa.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

As disputas individuais do triatlo na Olimpíada acontecerão em 30 e 31 de julho de 2024, com início às 08h local (03h no horário de Brasília). O início acontecerá sobre uma base flutuante na Ponte Alexandre III. Será 1,5km de natação ao longo do Rio Sena até a transição, que também ocorrerá na Ponte Alexandre III.
+ Como a Reforma da Previdência pode interferir na Olimpíada?
+ Bia Haddad desperdiça chances e perde para russa de 15 anos no Masters de Madri

+ Rafael Fogaça volta a faze índice para o Mundial no Troféu Brasil de saltos ornamentais
+ Henrique Avancini busca tricampeonato Pan-Americano
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, será a vez dos triatletas competirem em 40km de ciclismo. Eles vão pedalar ao longo da Avenida Winston Churchill, passando em frente ao Grand Palais, até chegar na Champs-Elysées e na Avenida Montaigne. Então, eles vão cruzar o Rio Sena através da Ponte des Invalides, até chegar ao Boulevard Saint-Germain.

Depois, retornarão às margens do Sena via Rue du Bac e Quai Anatole France e Quai d’Orsay. Ao fim das sete voltas, eles vão se encaminhar para o ponto de transição, novamente na Ponte Alexandre III. Por fim, os triatletas deixarão as bicicletas e iniciarão 10km de corrida, com quatro voltas de 2,5km ao longo do coração de Paris. A chegada também acontecerá na ponte.

Disputa mista e paralímpica

A prova do revezamento misto do triatlo na Olimpíada, que acontecerá em 05 de agosto de 2024, também às 08h local, reunirá 300m de natação no Rio Sena entre a Ponte Alexandre III e a Ponte des Invalides, 5,8km de ciclismo através da Ponte Alexandre III, Champs-Elysées, Avenida de Montaigne, Rue François 1er, Place du Canada, Pont des Invalides e Quai d’Orsay. Eles fializarão com 1,8km de corrida entre a Ponte Alexandre IIIe a Ponte des Invalides.

As provas do paratriatlo, que acontecerão entre os dias 1º e 2º de setembro, já durante a Paralimpíada, utilizarão o mesmo percurso das provas do triatlo. As distâncias, no entanto, são reduzidas em relação à prova convencional: 750m de natação, 20km de paraciclismo e 5km de corrida. Ao todo, 120 atletas competirão nas provas paralímpicas (classes PTWC, PTS2, PTS3, PTS4, PTS5 e PTVI) e 110 nas disputas olímpicas.

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024, enquanto a Paralimpíada ocorrerá de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024. Por fim, vale destacar que os trajetos do triatlo serão testados em um evento do Comitê Organizador de Paris 2024 realizado entre 17 e 20 de agosto deste ano.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paris 2024