Siga o OTD

Triatlo

Brasília é a nova sede da CBTri e recebe evento neste domingo

Brasília é a nova sede da CBTri e recebe evento neste domingo
Wagner Araújo/MundoTri

Brasília é escolhida como nova sede da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri).

Com o céu quase sempre ensolarado, trilhas e pistas de diversos níveis e o frescor do Lago Paranoá, Brasília se tornou uma cidade propícia para atividades físicas como correr, pedalar e nadar. Não é a toa que grandes nomes do triatlo brasileiro como Leandro Macedo, Mariana Ohata e Alexandre Manzan, atletas que já disputaram circuito mundial, surgiram na cidade.

O fácil acesso a todas as regiões do país também pesou na escolha da capital federal como a nova sede da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), responsável por governar uma das modalidades esportivas que mais cresce em todo o Brasil.

“Garantir a sustentabilidade financeira da entidade e melhorar os produtos oferecidos aos atletas profissionais e amadores estão entre nossos principais objetivos desde que assumimos a gestão, em abril de 2017. A mudança de Vila Velha (ES) para Brasília está alinhada a esses objetivos: montamos um escritório mais funcional, com profissionais de mercado e nos aproximamos de stakeholders importantes, como o Ministério do Esporte. Além disso, queremos explorar o potencial da região, que sempre foi um grande polo da modalidade, sendo, inclusive, local da fundação da CBTri em 1994”, destacou Marco Antonio La Porta, presidente da CBTri.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que a população do Distrito Federal é a que mais se exercita entre as 27 unidades da federação. Já pensando em aproveitar esse potencial, a proposta da CBTri inclui trazer para o coração do país uma série de eventos de alto nível.

O primeiro deles será no dia 28 de janeiro, com a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon, que envolve natação e corrida. Dia 4 de março será a vez do Brasília Triathlon Endurance, abrindo o circuito nacional de longa distância.

Fãs de velocidade e adrenalina não podem deixar de conferir a Grande Final da Copa Triathlon Brasil de Sprint Triathlon, marcada para o dia 3 de novembro. Mas a cereja do bolo fica por conta do Campeonato Panamericano, que irá reunir centenas de atletas de diversos países nos dias 23 e 24 de junho.

“Acho Brasília o local ideal para sediar provas de triathlon. O percurso de ciclismo em é um dos mais completos e técnicos do país, com subidas fortes e diversas curvas. Estou muito empolgado com esse calendário, principalmente com o Panamericano, a cidade merece um evento dessa importância e tenho certeza que será um grande sucesso”, afirma Anton Ruanova, integrante da seleção brasileira e morador da capital federal desde 2015.

Mais em Triatlo