Siga o OTD

Triatlo

Com cinco brasileiros, Mundial de Triatlo começa nesse sábado

Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Kauê Willy representarão o Brasil em Hamburgo, na Alemanha, nas provas individuais e no revezamento misto

Kauê Willy, Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Manoel Messias estarão em ação no Mundial em Hamburgo (arquivo)

Depois de muito tempo, o triatlo está de volta, e em grande estilo. A partir desse sábado (5), começa o Mundial de Hamburgo, na Alemanha, com a presença de cinco atletas brasileiros. Estarão em ação representando o triatlo brasileiro Vittoria LopesLuisa Baptista, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Kauê Willy.

Nessas últimas semanas, os cinco atletas fizeram seus treinamentos em Portugal em preparação para a competição mais importante de 2020. Todos fazem parte da Missão Europa organizada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil).

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Tradicionalmente, Hamburgo seria apenas mais uma sede de uma etapa do circuito mundial, mas com a pandemia, o evento acabou convertido no Campeonato Mundial de 2020.

A competição será realizada no formato sprint, a 10 quilômetros de onde tradicionalmente ocorre o WTS de Hamburgo. Os atletas começarão nadando 750 metros no Lago Stadtpark, depois fazem a troca para a bicicleta e pedalam 20 km antes de iniciar a corrida de 5 km até a linha de chegada.

Participação brasileira

O Brasil competirá em Hamburgo nas provas individuais feminina e masculina e no revezamento misto. Esta última que agora faz parte do programa olímpico dos Jogos de Tóquio-2020.

Os primeiros a participar serão Manoel Messias e Kauê Willy, na prova individual masculina. Os dois cairão nas águas de Hamburgo às 16h do horário local (11h do horário de Brasília). Atualmente na 80ª posição do ranking mundial, Messias é o melhor dentre os dois.

Os brasileiros competirão ao lado de outros 64 triatletas, incluindo o atual campeão mundial Vicent Luis e outros nomes de peso, como Alistair Browlee e Mario Mola.

Manoel Messias
Manoel Messias estará em ação no Mundial de Hamburgo (Divulgação Triatlhon Tv)

Após o término da competição masculina, tem início a feminina, com três triatletas brasileiras: Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Djenifer Arnold. Vittoria é a melhor triatleta do país entre homens e mulheres, ocupando atualmente a 25ª posição no ranking mundial. Luisa aparece mais abaixo, na 40ª colocação.

As três estarão ao lado de mais 64 triatletas, incluindo a atual campeã mundial Katie Zaferes e outras grande competidoras, como Flora Duffy e Jéssica Learmonth.

Começa nesse sábado (5) o Mundial de Hamburgo de Triatlo; Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Kauê Willy defendem o Brasil

Revezamento Misto

No dia seguinte, os cinco triatletas defendem o Brasil no revezamento misto, a grande novidade do triatlo para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A competição é realizada no formato Super Sprint. Cada um dos quatro triatletas nada 300 metros, pedala 8 km e corre 2 km. Quando um competidor acaba o seu percurso, bate na mão do companheiro, que inicia a sua competição.

Uma mulher inicia a prova, dá lugar a um homem. A outra mulher do quarteto entra em ação e após o término do percurso, dá lugar ao último triatleta.

Após o Mundial de Hamburgo de triatlo, a equipe brasileira segue para a República Tcheca, para a etapa da Copa do Mundo de Karlovy Vary.

Mais em Triatlo