Siga o OTD

Triatlo

A um ano da prova, Messias tá perto da vaga no triatlo masculino

A um ano da disputa, Manoel Messias está praticamente garantido na competição da capital japonesa

Manoel Messias Copa do mundo de triatlo Miguel Hidalgo
Manoel Messias está muito próximo de garantir o seu lugar em Tóquio (Divulgação Triatlhon Tv)

Daqui exatamente um ano os melhores atletas do triatlo masculino do planeta estarão brigando pelas três medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Vão nadar 1,5 km, pedalar 40 km e percorrer mais 10 km de corrida. A janela de classificação seria fechada em maio deste ano, mas foi suspensa por conta da pandemia do coronavírus. Apesar disso, é bem provável que o Brasil esteja representado na disputa com Manoel Messias.

+ E se os Jogos Olímpicos de Tóquio fossem hoje? – Dia 2

Atual 42º colocado no ranking olímpico masculino, o triatleta cearense está praticamente garantido no evento. Isso porque, seguindo as regras da ITU (União Internacional do Triatlo), a atual nota de corte para garantir uma das 55 vagas na competição está na posição 58 do ranking olímpico.

Manoel Messias foi ouro e Kauê Willy bronze no Sul-Americanos de Cochabamba (Divulgação)

Praticante do triatlo desde 2009, Manoel Messias deu provas da sua qualidade ainda entre os juvenis, quando foi campeão mundial júnior em Chicago em 2015 e se sagrou tricampeão do Pan-Americano Sub-23 de triatlo em 2018, mesmo ano que subiu no lugar mais alto do pódio no Jogos Sul-Americanos de Cochabamba.

Aos 23 anos, o brasileiro tem demonstrado franca evolução nos resultados e viveu uma temporada espetacular em 2019. Pelos Jogos Pan-Americanos, deixou Lima com duas medalhas no peito: a prata no individual e o ouro no revezamento misto. Alguns meses mais tarde, Manoel retornou à capital peruana para conquistar a medalha de ouro na Copa do Mundo de Triatlo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Kauê Willy na luta por uma vaga

Fora Manoel Messias, o Brasil terá dificuldades para contar com outro representante na prova daqui um ano. Segundo melhor brasileiro ranqueado no momento, Kauê Willy aparece na 101ª colocação atualmente, longe da zona de classificação para os Jogos.

Kauê Willy é o 27º na etapa sul-africana da Copa do Mundo de triatlo
Kauê Willy ainda busca índice olímpico para disputa dos Jogos (Reprodução/Instagram)

Vale dizer que uma possível classificação de Kauê Willy asseguraria também a participação do país na disputa do revezamento misto, que estreia em Jogos Olímpicos nesta edição de Tóquio.

Isso porque, além de Manoel Messias, o Brasil está muito próximo de se representando também por Vittoria Lopes e Luisa Baptista, que estão bem classificadas no ranking feminino. Vale lembrar também que este mesmo quarteto foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano passado.

Mais em Triatlo