Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção masculina de vôlei sentado leva virada e vai disputar o bronze

Brasil sai na frente, mas cede a virada para a invicta Rússia e vai buscar o bronze, sua primeira medalha paralímpica da história

Seleção masculina de vôlei sentado do Brasil perde para Rússia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Ale Cabral/CPB)

Na semifinal dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, não deu para o Brasil. Na manhã desta quinta-feira (2), a seleção masculina brasileira de vôlei sentado encarou o Comitê Parlímpicos Russo por uma vaga inédita na grande final, mas acabou levando a virada e sendo derrotada por 3 sets a 1 (22/25, 25/21, 25/19 e 25/19).

Assim, a seleção brasileira soma uma vitória e três derrotas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Após uma boa vitória convincente diante da China, o Brasil acabou superado pelo Irã e Alemanha, o que rendeu a segunda colocação para o time na fase de grupos. Por outro lado, a Rússia segue invicta, com quatro vitórias em quatro jogos.

+ GUIA DOS JOGOS PARALÍMPICOS

Com o resultado, o Brasil não consegue avançar à sua primeira final paralímpica, mas vai brigar pelo bronze em Tóquio. O adversário será o vencedor da outra semifinal entre Irã, que já derrotou a seleção masculina de vôlei de sentado na fase de grupos, e a Bósnia. Já a Rússia carimbou o passaporte para sua inédita decisão.

Vale lembrar que na Rio-2016, o Brasil bateu na trave e terminou em quarto lugar, depois de perder para o Egito na disputa pelo bronze. Agora, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a seleção quer reverter o resultado e conquistar sua primeira medalha. O jogo acontece neste sábado (4), às 2h (de Brasília), e você assiste ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

O jogo

A partida começou bastante equilibrada, com os times trocando pontos. Os russos conseguiam se manter a frente ainda que com pouca diferença no placar. Na metade do primeiro set, no entanto, o Brasil reverteu a situação e tomou para si a liderança do marcador, abrindo pequena vantagem. A seleção masculina brasileira de vôlei sentado soube, então administrar essa vantagem. A Rússia ainda salvou um set point, mas o Brasil fechou a parcial e largou na frente.

Já no segundo set, os russos voltaram melhor, construindo a vantagem, que chegou a ser de seis pontos em determinado momento do jogo. A seleção brasileira, entretanto, reagiu e conseguiu cortar a diferença para um ponto, pressionando os adversários. Em nenhum momento, porém, o Brasil empatou a partida, enquanto a Rússia administrava a vantagem que tinha. Eles se impuseram no final, abriram mais quatro de frente e deixaram tudo igual em Tóquio.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

No terceiro set, o roteiro se repetiu. Os russos se mantinham a frente, enquanto o Brasil, atrás no placar, precisava buscar o empate. Entretanto, toda vez que seleção masculina brasileira de vôlei sentado conseguia cortar a diferença, os jogadores desperdiçavam chances importantes, deixando a Rússia abrir novamente. A diferença ficava na casa dos quatro pontos, com muitos erros brasileiros. Assim, os russos tiveram cinco set points e fecharam a parcial no primeiro, virando o jogo.

O quarto set começou até equilibrado, mas o Brasil cometia muitos erros, que foram aproveitados pelos russos para abrir vantagem novamente. A seleção brasileira ficou atrás do placar durante toda a parcial e, desta vez, não conseguiu cortar a diferença, que chegou a ser de nove pontos. A equipe verde e amarela ainda tentou reagir no final e tirar os pontos que conseguia, mas os russos administraram bem, chegaram ao match point e carimbaram o passaporte para a final.

O esporte

No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São 6 jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica da modalidade. A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino. É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A representação verde e amarela estreou na disputa dos Jogos em Pequim 2008, apenas com a Seleção masculina, que terminou a competição em 6º lugar. Em Londres 2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros, com as Seleções (masculina e feminina) ficando em quinto lugar. Entretanto, o melhor resultado brasileiro veio no Rio 2016, com a conquista do bronze pela Seleção feminina.

REVEJA – BRASIL x RÚSSIA – VÔLEI SENTADO – TÓQUIO 2020

Mais em Paralimpíada Todo Dia