Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

A dança e a alegria de Gabriel Araújo na Paralimpíada

Dono de uma prata e um ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Gabriel Araújo garante: “se tem Gabriel no pódio, pode ter certeza que vai ter dancinha”

Alê Cabral ./ CPB

Tóquio – Gabriel Araújo foi o primeiro atleta do Brasil a medalhar na Paralimpíada de Tóquio 2020. Uma medalha de prata, um ouro na natação e, claro, dancinhas no pódio. O brasileiro viralizou na internet com suas comemorações e garante que a dança e a alegria são parte de sua rotina. “Se tem Gabriel no pódio, pode ter certeza que vai ter dancinha”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Para garantir o lugar mais alto do pódio, Gabriel conta o caminho que trilhou na natação: “Eu esperava e acreditava muito (no ouro nos 200m livre), porque é minha prova principal. Eu vinha treinando pra ela desde 2019. Meu foco de medalha de ouro é sempre ela. Treinei muito. Tava tudo mapeado. Foi uma estratégia diferente, que deu muito certo”, comentou o atleta sobre a estratégia do treinador Fábio Antunes.

Gabriel Araújo - natação, Paralimpíada Tóquio 2020, medalha de prata e ouro
(Ale Cabral/CPB)

A emoção do hino

E o que passa na cabeça de um atleta durante o pódio? Gabriel Araújo consegue se divertir nesse momento: “Quando você chega no topo do pódio, a melhor coisa que existe é você ouvir o hino nacional. Passa todo um filme na cabeça. A gente rala demais, a gente trabalha demais, pra poder chegar aqui e conquistar medalha. Representar o Brasil é uma responsabilidade enorme. Faço isso com o maior prazer, paixão e amor a pátria mesmo. Então o melhor momento de estar no pódio é ver a bandeirinha subindo por sua causa. Ela estar subindo pelo meu trabalho, grandioso demais”, relembra.

A dança no pódio

A dança é um reflexo da rotina para Gabriel Araújo durante o pódio e ganhou significado ainda mais especial por conta da pandemia: “Eu até imaginava a dancinha. Eu fiz em Lima, mas nunca é a mesma dancinha. É o que vem na hora. Eu sempre gosto de estar feliz. Eu acho que uma forma de demonstrar toda a minha alegria, principalmente agora que a gente está de máscara, a gente sorri e não da pra ver. Então tem que extravasar de uma forma maior para que todo mundo possa ver que eu também estou feliz igual a eles”.

“A dancinha é uma forma de comemorar, que eu gosto muito. Eu sempre fui muito animado, gosto muito de dançar. Essa dancinha vai especial para todo mundo, que a gente já combinava. Eu já tinha falado: ‘se eu subir no pódio, pode ter certeza que eu vou dançar, porque é a alegria que eu gosto de levar para todo mundo'”.

+ RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Os gostos musicais de Gabriel

“Eu escuto de tudo. Eu escuto pagode, sertanejo, funk. Funk eu gosto bastante também. Tanto que os passinhos, passinho é um ritmo de música que a gente faz mais passinho. Então funk escuto muito, no caminho venho escutando as músicas, venho dançando, meio que pensando, mas gosto muito de pagode. Muita música que me inspira e me dá paz para fazer o que eu faço”.

As medalhas

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia