Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vídeos de celebridades auxiliam atletas na preparação para os Jogos Paralímpicos

Tayana Medeiros foi uma das atletas que recebeu um vídeo do Everton, do Flamengo, e contou a importância da ação do CPB

Tayana Medeiros - Jogos Paralímpicos de Tóquio
(Ale Cabral/CPB)

A equipe de psicologia do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou diversas atividades durante o período de aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio com os atletas que vão representar o Brasil no megaevento. Uma das ações foi enviar para os convocados vídeos de celebridades com mensagens de apoio. A competição terá início no próximo dia 24 de agosto e segue até 5 de setembro. 

Além das sessões de terapia em Hamamatsu, cidade japonesa na qual a missão brasileira fez sua aclimatação antes dos Jogos, os atletas brasileiros também foram submetidos a outras ações relacionadas à psicologia. Diversas celebridades – entre atletas, cantores, apresentadores e atores, como a dupla sertaneja Israel e Rodolffo, a atriz Juliana Paiva, o rapper Criolo e a ginasta Daniele Hypolito – mandaram vídeos de incentivo à delegação paralímpica brasileira.

+Ciclistas brasileiros treinam pela 1ª vez no local das provas nos Jogos Paralímpicos

“Nossa expectativa era realizar algo presencial. No entanto, por causa da pandemia, pensamos em ações que poderiam ser online para unir, incentivar e valorizar os atletas. Surgiu a ideia dos vídeos, mas não sabíamos muito bem como fazer o contato com as celebridades”, disse a psicóloga do CPB, Bruna Soares. 

De acordo com a psicóloga, a equipe iniciou a busca pelas redes sociais e, por meio de contatos próximos. “Estipulamos uma meta de 15 vídeos, com intuito de mostrá-los aos atletas em Hamamatsu, no período de aclimatação, talvez o mais difícil para eles”, continuou Bruna. 

No entanto, para a surpresa dos psicólogos do CPB, o “boca a boca” fluiu e, em poucos dias, diversas celebridades começaram a enviar as gravações. “Hoje, estamos com quase 30 vídeos para repassar e não param de chegar! É uma ação prazerosa e que, com certeza, incentiva os atletas”, completo a profissional.

Reação Dos Atletas

Felizes com o apoio das celebridades, que, muitas vezes, também são ídolos, os atletas retribuíram o carinho por meio de áudios e vídeos. “A Tayana [de Souza Medeiros], do halterofilismo, ficou encantada com o vídeo do Everton Ribeiro [jogador do Flamengo]. Retribuímos com um áudio, no qual ela comemorava o apoio dele. Então, ele gravou um vídeo somente para a Tayana. Foi sensacional”, contou a psicóloga. “Queremos mostrar para os atletas que há muita gente conosco, torcendo, e creio que estamos conseguindo!”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Carioca de 28 anos e flamenguista “doente”, como ela mesma se define, Tayana de Souza Medeiros é atleta de halterofilismo na categoria até 86 kg.  Nasceu com uma doença chamada artrogripose, que comprometeu o movimento de suas pernas. Conheceu a modalidade depois de um evento realizado antes dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e se apaixonou pelo esporte. Nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019, conquistou a medalha de prata.

“O vídeo [do Everton] me ajudou muito, muito, muito mesmo! Querendo ou não, estava em um momento que sentia muitas saudades da minha mãe e da minha casa. Tinha acordado um pouco triste e desmotivada para treinar. E, logo que recebi o vídeo, eu fiquei muito feliz! Então tive uma motivação e um gás a mais. Fiz até um treino melhor do que estava esperando para aquele dia”, finalizou.

Mais em Paralimpíada Todo Dia