Siga o OTD

Tiro Esportivo

Júlio Almeida leva bronze na Holanda. Juvenil tem duas pratas

Após perder medalha por um décimo no primeiro dia, Júlio Almeida fatura bronze. Geovana Meyer e Franklin de Oliveira conquistam prata no juvenil. Geovana perdeu o ouro no último tiro.

Júlio Almeida leva bronze. Geovana Meyer e Franklin Oliveira faturam pratas no Juvenil. conquista duas pratas e um bronzes na Holanda
crédito: Alexandre Loureiro/COB

Se no primeiro dia de competições do Torneio InterShoots The NeetherLands, disputado em Hage, Holanda, Júlio Almeida e Geovana Meyer bateram na trave, hoje foi o dia dos atiradores irem às redes. Ou melhor, dia de acertar o centro do alvo.

Dos seis atletas que atuaram nesta sexta-feira (7), quatro foram às finais e três medalharam. O Brasil levou três medalhas nas três provas que disputou ( pistola de ar masculina adulta e juvenil e carabina de ar juvenil feminina), sendo duas de prata e uma de bronze. Entre os adultos, Júlio Almeida foi bronze na pistola de ar masculina. Dentre os atletas juvenis, Geovana Meyer, da carabina feminina, e Franklin de Oliveira, da pistola, conquistaram a medalha de prata.

O Olimpíada Todo Dia faz um resumo da participação dos brasileiros na Holanda. Confira:

JÚLIO ALMEIDA LEVA BRONZE APÓS PERDER MEDALHA POR 1 DÉCIMO NA QUINTA

Júlio Almeida mostrou que não se abalou após o “frustrante” quarto lugar do primeiro dia. Na ocasião, o brasileiro perdeu a chance de estar entre os três primeiros por 0.1 pontos. No décimo tiro eliminatório da final, quando restavam apenas quatro atiradores, precisava fazer 10.5 para eliminar o britânico Kristian Callaghan e conquistar, no mínimo, uma medalha de bronze. Júlio fez 10.4 e acabou empatado com o atleta do Reino Unido. Nos critérios de desempate, acabou em quarto.

Ao lado do compatriota e medalhista olímpico Felipe Wu, foi novamente bem na fase classificatória. Piorou 6 pontos em relação à quinta-feira, quando anotou 579 e avançou à final na 3ª colocação, é verdade; mas os 573 pontos da sexta foram suficientes para mandar Júlio Almeida para a final. Felipe Wu anotou 569 e terminou em 13º, fora da final.

Na final, Júlio Almeida foi avançando até ficar entre os quatro melhores, assim como fez no dia anterior. Entrou no 19º e 20º tiros na terceira colocação. Foi melhor nos dois tiros do que o indiano Nikhil Kumar, quarto colocado, e garantiu, no mínimo, a medalha de bronze. Entrou nos tiros 21 e 22 precisando tirar uma diferença de 1.5 para o português João Costa. Acabou não conseguindo e ficou com a medalha de bronze.

GEOVANA MEYER PERDE OURO NO ÚLTIMO TIRO, MAS FATURA A PRATA

As mulheres começaram atirando na manhã desta sexta-feira. Geovana Meyer e Brenda Pereira foram novamente as representantes do Brasil. Geovana repetiu a boa performance do dia anterior, anotando 620.6 pontos, 5 décimos melhor do que no primeiro dia. Foi à final como a quarta melhor dentre as 35 atiradoras. Brenda foi a décima quarta, com 613.5 pontos.

Na final, Geovana não foi bem nos 10 primeiros tiros, ficando apenas na sexta colocação. O jogo mudou quando os tiros eliminatórios começaram. A brasileira conseguiu sair da perigosa sexta posição nos tiros 15 e 16, quando fez a melhor pontuação dentre todas as rivais. A partir daí, a brasileira embalou, não fazendo menos do que 10.6 pontos em nenhum disparo, assumindo a segunda colocação após o 20º.

Com o bronze garantido, Geovana entrou no 21º e 22º tiros com 0.4 pontos de vantagem para a belga Jolien Verret e 0.8 atrás da norueguesa Karina Stette. A brasileira assumiu a liderança após os dois tiros e abriu de 0.6 de vantagem para a norueguesa, que havias liderado durante todo o tempo. As duas fizeram 10.7 no penúltimo tiro. A norueguesa, no decisivo, conseguiu um bom 10.5, deixando Geovana a 9.9 do ouro. A brasileira sentiu e tirou 9.1, ficando com a prata com 248.3 pontos.

NA PISTOLA JUVENIL, FRANKLIN DE OLIVEIRA LEVA A SEGUNDA MEDALHA

Franklin de Oliveira segue em grande fase no Torneio InterShoots. Após conquistar a medalha de bronze na quinta-feira, seguiu atirando bem e faturou a prata.

Na fase classificatória, anotou 554 pontos, dez a mais do que havia feito ontem. O nível subiu, entretanto. Franklin passou à final apenas em sétimo lugar. O compatriota Miguel Conrado fez dois pontos a menos que Franklin e foi à final pelo segundo dia consecutivo.

Na final, foram bem, mas Miguel não repetiu o bom desempenho do dia anterior e foi o segundo eliminado, terminando em sétimo com 129 pontos. Franklin de Oliveira seguiu atirando muito, sustentando a segunda colocação desde o início, com um uma margem grande de 5 pontos de vantagem para o terceiro colocado. Garantiu no mínimo o bronze após a queda do bielorrusso Aliaksei Stadolnik. Àquela altura, tinha confortáveis 5 pontos de distância para o inglês Joe Baker, terceiro colocado e só perderia a prata com um desastre. Franklin fez mais pontos que o adversário e ficou na briga direta com o bielorrusso Mikita Kavalionak.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

No duelo decisivo, Franklin precisava tirar 3 pontos no 23º e 24º tiros para levar o ouro. Começou botando pressão em Kavalionak com um 10.3 e obteve esperanças com o 8.3 do rival. Franklin passou a precisar tirar 1.9 do adversário para levar o ouro. Se os dois fizessem a mesma pontuação do tiro anterior, Franklin seria o campeão. Um 9.3 do brasileiro entretanto, praticamente garantiu o ouro ao bielorrusso. Mikita Kavalionak fez 9.8, totalizando 234.2, contra 232.8 de Franklin.

AMANHÃ TEM MAIS

Júlio Almeida, Felipe Wu, Franklin de Oliveira e Miguel Conrado voltam a atirar amanhã, sábado, 8, a partir das 4hs da manhã do horário de Brasília.

Mais em Tiro Esportivo