Siga o OTD

Tiro Esportivo

Leonardo Lustosa vence mundial júnior na fossa olímpica

Brasileiro quebrou 45 dos 50 pratos da final e ficou com a primeira colocação. Ela já havia sido o melhor no classificatório

Leonardo Lustosa
CBTE

O brasileiro Leonardo Lustosa sagrou-se campeão mundial júnior de tiro esportivo na fossa olímpica. Ele venceu a final nesta quarta-feira anotando 45 pontos. Em segundo lugar ficou o finlandês Matias Koivu, com 42, e, em terceiro aparece o esloveno Rene Macek, com 36.

O mundial júnior de tiro esportivo, o ISSF World Championship Shotgun, está sendo disputado em Lonato del Garda, na Itália, entre 30 de junho e 11 de julho. A competição é a principal prova do calendário no ano de 2019.

Leonardo Lustosa fez uma excelente etapa qualificatória, também nesta quarta. Fechou com 121 pratos quebrados, errando apenas quatro, resultado superior aos que ele vem fazendo no Brasil.

Ao terminar em primeiro a fase classificatória do mundial júnior de tiro esportivo, Leonardo Lustosa conquistou o direito de ir à final juntamente com mais 5 atletas. Nesta etapa, toda as pontuações são zeradas e a disputa vai eliminando os atletas, um a um, até restar o campeão.

Leonardo Lustosa, apesar de uma penalização discutível, começou muito bem na liderança, quebrando prato a prato. Chegou a ser ultrapassado, mas manteve-se sempre entre as 3 primeiras colocações.

Quando o atleta eslovêno foi eliminado, conquistando o bronze do mundial júnior de tiro esportivo, Leonardo Lustosa estava um prato atrás de Matias Koivu. Mostrando grande preparo psicológico e controle emocional, o brasileiro manteve a sequência de acertos enquanto seu oponete desperdiçou diversos disparos.

Adulto

Em paralelo ao Mundial Júnior, Lonato del Garda, na Itália, também está recebendo a competição adulta de tiro ao prato. Na fosse olímpica masculina, nenhum brasileiro passou para a final. Emílson Menarim terminou com 116 pontos e no 38º lugar. Alexandre Wilt, com 109 pontos, foi o 114º lugar.

Roberto Schmidts somou 113 pontos e acabou no 73º lugar. Por equipes, os brasileiros terminaram no 23º lugar, com 338 pontos.

No feminino da fossa olímpica, Janice Teixeira terminou com 93 pontos, finalizando na 60ª posição no geral.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tiro Esportivo