Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atleta mais velho do Brasil no Parapan comemora vaga em Paris

Após ouro nos Jogos Parapan-Americanos, Eugênio Franco vai em busca de medalha inédita para o tiro com arco em Paris-2024

Eugênio Franco ergue seu arco para comemorar o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Santaigo
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

O Brasil encerrou sua participação no tiro com arco nos Jogos Parapan-Americanos com uma medalha de ouro. Eugênio Franco venceu a final do arco composto na classe W1. O atleta de 63 anos ainda garantiu uma vaga para o país nos Jogos Paralímpicos do ano que vem em Paris, na França. Agora, o cearense tem como meta trazer a primeira medalha brasileira em Paralimpíadas no tiro com arco.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Eugênio Franco nasceu em 15 de dezembro de 1959 na cidade de Beberibe, no Ceará. Ele morava em Portugal em 2011, quando experimentou o tiro com arco indoor, tendo seu primeiro contato com a modalidade. “Eu morava na Europa, fazia pós-doutorado e lá no inverno não tinha outra opção. Então fui testar o tiro com o arco indoor e deu muito certo, gostei muito. Depois eu tive um problema de saúde, Espondilite Anquilosante, tive uma deficiência e a partir daí eu me dediquei paradesporto”, explicou Eugênio em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.
+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Eugênio Franco atira com seu arco na final dos Jogos Parapan-Americanos
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Tiro com arco é para todos

Desde que começou a competir pela seleção brasileira, Eugênio Franco coleciona títulos no tiro com arco. O atleta foi campeão pan-americano da modalidade no individual e nas duplas. E agora garantiu a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos. “O tiro com o arco é um esporte muito inclusivo, muito interessante para todas as idades, para todos os tipos de deficiência. E estamos aqui o atleta mais experiente, com mais idade da delegação brasileira, levando a medalha de ouro para o Brasil”, celebrou Eugênio.

Eugênio Franco com a medalha de ouro no pescoço e a mão no peito durante a execução do hino nacional
(Foto: Marcello Zambrana/CPB)

Com a medalha de ouro em Santiago, Eugênio Franco ainda garantiu a classificação para os Jogos Paralímpicos Paris-2024. O Brasil ainda não tem uma medalha no tiro com arco, com o melhor resultado sendo o quarto lugar de Luciano Rezende na Rio-2016. Assim, Eugênio quer trazer a medalha inédita para casa: “Fico muito feliz com a oportunidade de representar o país aqui no Parapan. E também tem a questão da vaga para a Paralimpíada da França. Isso é muito importante, é mais uma oportunidade de representar o Brasil. Então nós vamos para para Paris trazer uma medalha para o Brasil, a primeira medalha do tiro com o arco brasileiro.”

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia