Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jane Karla avança à final da Copa Europeia de tiro com arco

A brasileira Jane Karla se classificou para a final da etapa de Nove Mesto, na República Tcheca, da Copa Europeia de tiro com arco paralímpico

Jane Karla tiro com arco
Jane Karla ao lado do treinador Joachim Gogel

A arqueira Jane Karla faz uma grande campanha na etapa de Nove Mesto, na República Tcheca, da Copa Europeia de tiro com arco paralímpico. A brasileira, que compete no arco composto, eliminou três adversárias nesta quinta-feira (7) e garantiu a vaga na final da competição. Helcio Perilo parou nas oitavas de final.

Jane Karla começou a competição em Nove Mesto em grande estilo. Na fase de ranqueamento, a brasileira igualou o recorde mundial da italiana Eleonora Sarti, conseguindo 695 pontos. Jane terminou na liderança da fase inicial e garantiu que seria a cabeça de chave número 1 da etapa tcheca da Copa Europeia.

Entrando direto nas oitavas de final, Jane não teve dificuldade para vencer a tailandesa Rhomshalee Katemongkon por 145 a 125, avançando na chave. Nas quartas de final, Jane teve um duelo equilibrado com a francesa Julie Chupin. A brasileira venceu o confronto por 146 a 143.

Na semifinal, aconteceu um jogo entre as recordistas mundiais do ranqueamento. Jane enfrentou a italiana Eleonora Sarti, que foi sua algoz nos Jogos Paralímpicos de Tóquio no ano passado. O vento e a chuva atrapalhou o desempenho das atletas, mas a brasileira conseguiu superar o desafio e venceru por 141 a 134.

“Os primeiros combates foram mais tranquilos, mas depois chegaram o vento e a chuva e complicou bastante. Mas a Jane atirou muito bem e está na final”, comentou Joachim Gogel, técnico e marido de Jane.

Com a vitória, Jane Karla se classificou para a final da Copa Europeia de Nove Mesto. Sua adversária vai ser a britânica Phoebe Paterson Pine, atual campeã paralímpica no arco composto feminino. A disputa pelo ouro vai ser no sábado (9).

Helcio para nas oitavas

Além de Jane Karla, o Brasil também contou com Helcio Perilo na disputa em Nove Mesto. Na fase de ranqueamento, o brasileiro ficou em sexto lugar com um total de 627 pontos. Nas oitavas de final, Helcio enfrentou o polonês Piotr Jacniacki. O arqueiro europeu venceu o duelo por 131 a 126, eliminando o brasileiro da competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia