Siga o OTD

Tiro com Arco

Bernardo Oliveira é eliminado do Lockdown Knockout

Arqueiro brasileiro acerta difícil anel dos 12 pontos, porém acaba sendo superado por canadense campeão pan-americano

Bernardo Oliveira Lockdown Knockout tiro com arco
Bernardo disputou o torneio diretamente de sua casa, em Brasília (Instagram/bbr_oliveira)

Em duelo realizado nesta terça-feira (16), o brasileiro Bernardo Oliveira acabou sendo eliminado nas quartas de final do Lockdown Knockout, torneio organizado pela World Archery (Federação Internacional de Tiro com Arco). O arqueiro acabou sendo superado pelo canadense Crispin Duenas pelo placar de 7 a 1.

Ao todo, o confronto foi disputado em quatro sets, sendo que três deles acabou sendo vencido por Crispin Duenas e um acabou empatado. Cada vitória parcial valia dois pontos e o empate, um.

No início, Bernardo Oliveira viu o adversário acertar no centro do alvo todos os tiros disparados. Por outro lado, apesar de não começar bem, o brasileiro conseguiu acertar o difícil anel dos 12 pontos, sendo um dos primeiros de todo o torneio a conseguir a façanha. Ele cresceu nos sets finais, quando conseguiu acertar o alvo cinco vezes na sequência.

Após o confronto, Bernardo Oliveira confirmou que o início ruim acabou sendo decisivo para determinar o vencedor. “Demorei muito para entrar na partida. Apesar do tiro no anel dos 12, eu comecei mal na disputa e contra um adversário do nível dele acabou que isso me comprometeu muito. Espero que ele termine o torneio como o ganhador para que eu possa dizer que perdi para o vencedor”, brincou.

Representante do Brasil nos jogos Olímpicos do Rio 2016, Bernardo Oliveira acaba sendo eliminado do torneio na primeira disputa eliminatória. Anteriormente, o arqueiro brasileiro havia terminado a fase de qualificação na quinta colocação com 577 pontos.

Melhor pontuador na fase de qualificação, Crispin Duenas é um dos destaques do cenário mundial do tiro com arco. Além de ter representado o Canadá em três edições Olímpicas, o arqueiro foi medalhas de ouro no individual e por times nos Pan de Lima no ano passado. Bernardo Oliveira encerrou o Pan na quarta colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Com premiação de US$ 1 mil (cerca de R$ 4,9 mil), a competição está sendo realizada no formato de forma remota e em disputas de 60 flechas a 18 m do alvo. Esta é a segunda edição do Lockdown Knockout do tiro com arco. Na primeira, realizada no mês passado, o Brasil não esteve representado, e a vitória ficou com a colombiana Sara Lopez. Na semifinal masculina, Crispin Duenas encara Steve Willer. Já na feminina, Aida Roman e Gaby Bayardo duelam por uma vaga na final.

O torneio é uma realização da World Archery, que mantém o seu calendário de competições internacionais suspenso por conta da pandemia do coronavírus. A expectativa é de que as disputas presenciais voltem a acontecer a partir do mês de setembro.

Mais em Tiro com Arco