Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano é vice-campeão do WTT Champions Incheon

Calderano perde para Liang Jingkun por 4 a 1 e encerra melhor campanha da carreira com o vice no WTT Champions Incheon

Hugo Calderano em ação no WTT Champions Incheon de tênis de mesa
(Foto: WTT)

Fim da melhor campanha de Hugo Calderano no circuito mundial de tênis de mesa. O brasileiro perdeu para o chinês Liang Jingkun, número três do mundo, por 4 sets a 1 (11/6, 6/11, 11/8, 11/7 e 11/5), na manhã deste domingo (31), e ficou com o vice-campeonato do WTT Champions de Incheon, na Coreia do Sul. Com isso, ele somou 700 pontos e pode voltar à sétima colocação do ranking mundial.

Hugo fechou sua trajetória em Incheon com quatro vitórias e uma derrota. Esta foi sua melhor campanha no circuito porque, em um só evento, ele superou dois top-5 do mundo: o francês Felix Lebrun (5º), sensação do circuito, e a lenda chinesa Fan Zhendong (2º). Além disso, bateu Shunsuke Togami, bicampeão japonês, e Alexis Lebrun, atual tricampeão francês.

Hugo Calderano com o dedo apontado para cima em partida contra Liang Jingkun
Hugo fez sua melhor campanha no circuito mundial de tênis de mesa (Foto: WTT)

Na decisão, Hugo foi superado em cinco sets por Liang Jingkun, que já havia derrotado o compatriota Ma Long na semifinal. O chinês venceu o primeiro set e o brasileiro descontou na sequência. A partir de então, o roteiro das derrotas de Hugo nas parciais foi o mesmo: ele abriu vantagem no início e tomou a virada. No quinto set, aliás, o brasileiro teve 5/2 e sofreu nove pontos seguidos.

Atualmente na oitava colocação do ranking mundial, Calderano ganhou 700 pontos com a campanha em Incheon e deve subir uma posição na classificação. No ranking olímpico, que define os cabeças de chave para Paris-2024, ele aparece em quinto lugar. O brasileiro precisa atingir o top-4 para “fugir” dos chineses até, no mínimo, as semifinais nos Jogos Olímpicos.

Como foi a final

Liang Jingkun teve um início melhor de partida, aplicando bons golpes e muitas variações, o que acabou gerando erros forçados de Hugo Calderano. O chinês dominou o placar durante todo o primeiro set e conseguiu a vitória em 11/6. Na segunda parcial, os papéis se inverteram. Hugo foi quem tomou a iniciativa dos pontos e conseguiu abrir vantagem na reta final até “devolver” o 11/6.

Hugo Calderano em ação, fazendo careta perto da mesa, no WTT Champions Incheon
Hugo Calderano sofreu virada nos três últimos sets (Foto: WTT)

Calderano manteve o ímpeto no início do terceiro set e chegou a abrir 4/2 de vantagem. No entanto, sofreu cinco pontos seguidos e viu o Jingkun passar a frente em 7/4. Hugo ainda cortou a diferença para um ponto, mas o chinês foi eficaz no fim e venceu por 11/8. Dessa forma, Jingkun voltou a frente do placar com 2 sets a 1 de vantagem.

Assim como aconteceu na parcial anterior, Calderano chegou a abrir 4/2 de frente no quarto set e sofreu cinco pontos seguidos. O brasileiro encostou no placar outra vez, mas não conseguiu a virada, perdendo por 11/7. Já no quinto set, Hugo até teve 5/2, mas sofreu nove pontos seguidos e acabou derrotado em 11/5, ficando com o vice-campeonato do WTT Champions Incheon.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa