Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sophia e Israel são campeões de duplas no Aberto da Polônia

Sophia Kelmer e Israel Stroh, com respectivos parceiros, são campeões de duplas do Aberto Paralímpico da Polônia

Sophia Kelmer e Israel Stroh em ação no Aberto da Polônia de tênis de mesa paralímpico
Sophia Kelmer junto com a polonesa Kataryna Marszal (Foto: PZTS)

Sophia Kelmer e Israel Stroh conquistaram títulos nos torneios de duplas do Aberto Fa20 da Polônia de tênis de mesa paralímpico, nesta sexta-feira (29). Sophia triunfou nas duplas femininas da classe WD14 ao lado da polonesa Katarzyna Marszal, enquanto Israel venceu nas duplas masculinas MD14 junto com o espanhol Jordi Morales. Além disso, Guilherme Costa/Iranildo Espíndola levou o bronze nas duplas masculinas MD4.

Sophia Kelmer e Katarzyna Marszal venceram os dois duelos que fizeram nesta sexta-feira para serem campeãs na classe WD14. Elas passaram pela dinamarquesa Freja Larsen e a polonesa Barbara Jablonka, por 3 a 0 (11/3, 11/9 e 11/5), e pela japonesa Tomono Yuri e a romena Gabriela Constantin, também por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 11/9). Com isso, chegaram a quatro vitórias em quatro jogos e ficaram em primeiro lugar no grupo único do torneio.

Esta foi a segunda medalha de Sophia Kelmer no Aberto da Polônia de tênis de mesa paralímpico, depois de ter sido prata no torneio individual da classe 8 feminina. A carioca de 16 anos aparece em quinto lugar no ranking mundial de sua classe. Neste ano, ela já acumula cinco medalhas em competições internacionais, sendo duas no Aberto Fa40 do Brasil, uma no Aberto Fa20 da Espanha e duas no Aberto Fa20 da Polônia.

O outro ouro brasileiro do dia veio com Israel Stroh, que também venceu duas partidas nesta sexta-feira com o espanhol Jordi Morales na classe MD14. Primeiro, eles superaram os franceses Stephane Messi/Kevin Dourbecker por 3 a 2 (11/7, 16/14, 7/11, 13/15 e 14/12). Na final, ganharam do belga Ben Despineux e do norueguês Krizander Magnussen, pelo mesmo placar, mas de virada: 10/12, 8/11, 11/7, 11/7 e 11/8.

Bronze entre os homens

Por fim, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola ficaram com o bronze na classe MD4. Eles perderam para o japonês Masanori Uno/Daniel Rodriguez por 3 a 0 (11/5, 11/6 e 11/5) na semifinal, realizada nesta sexta-feira. Como não há disputa de terceiro lugar, os brasileiros obtiveram um lugar no pódio pela campanha até a semi. Assim, o Brasil encerrou sua participação na Polônia com quatro medalhas: dois ouros, uma prata e um bronze.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia