Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Mais duas medalhas garantidas no Aberto Paralímpico da Polônia

Duplas com brasileiros avançam para as semifinais do Aberto Paralímpico da Polônia de tênis de mesa e garantem bronze

Guilherme Costa e Iranildo Espindola no ABerto dos Estados Unidos
Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (Foto: Ana Patrícia/CPB)

O Brasil terminou o terceiro do Aberto Paralímpico da Polônia de tênis de mesa com, ao menos, mais duas medalhas de bronze garantidas. Nesta quinta-feira (28), aconteceram as partidas válidas pela disputa de duplas. Três brasileiros competiram e os três se classificaram ao mata-mata.

Guilherme Costa e Iranildo Espíndola iniciaram a fase de grupos  da classe MD4 com derrota para Nam Kiwon e Baek Youngbok, da Coreia do Sul, por 3 sets a 0 (11/7, 11/8 e 11/9). Contudo, eles se recuperaram de uma situação complicada vencendo os sauditas Ibrahim Abdullaha Alhassan e Rakan Abdulrahman Alsalmi também por 3 a 0 (11/6, 11/3 e 11/2). Com o resultado, eles avançaram para as semifinais com a segunda vaga da chave e garantiram o bronze. 

O brasileiro Israel Stroh fez parceria com o espanhol Jordi Morales na classe MD14. Eles também fizeram uma campanha de uma vitória e uma derrota na fase de grupos, assim como Guilherme e Iranildo. A dupla bateu os alemães Thomas Rau e Bjoern Schnake por 3 sets a 1 (11/9, 4/11, 11/8 e 12/10), mas perdeu do belga Ben Ashok Despineux e do norueguês Krizander Magnussen na rodada seguinte por 3 a 0 (12/10, 11/6 e 11/8). Apesar disso, se classificaram para as quartas e derrotaram o alemão Benedikt Müller e israelense Yehonatan Chaim Levi por 3 a 1 (14/12, 7/11, 11/3 e 11/9).

Na sexta-feira (29), último dia de competição do Aberto Paralímpico da Polônia de tênis de mesa, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola fazem a semifinal contra o espanhol Daniel Rodríguez e o japonês Masanori Uno. Já Israel Stroth e Jordi Morales encaram os franceses Stephane Messi e Kevin Dourbecker também por uma vaga na decisão.

Sophia Kelmer perto de mais um pódio

Diferentemente de outras classes, a WD14 teve seu formato em grupo único. Nessa disputa, a brasileira Sophia Kelmer fez parceria com a polonesa Katarzyna Marszal. Elas fizeram três partidas nesta quinta-feira e, no momento, lideram a chave com 100% de aproveitamento. As vitórias vieram contras as duplas Freja Larsen (DEN)/Barbara Jablonka (POL), Nina Reck (ALE)/Morgen Caillaud (FRA) e Felicity Pickard (GBR)/Bly Twomey (GBR). 

Na última rodada, Kelmer e Marszal encaram a parceria da japonesa Yuri Tomono e da romena Gabriela Costantin. As outras duplas também jogam e os resultados desses confrontos devem definir as medalhas da classe. Vale destacar que a brasileira já conquistou uma prata no torneio individual.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia