Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Sophia Kelmer conquista a prata no Aberto Paralímpico da Polônia

Sophia Kelmer vence quatro jogos, perde para líder do ranking mundial e conquista a prata no Aberto Fa20 da Polônia

Sophia Kelmer em ação no Aberto da Polônia de tênis de mesa paralímpico
(Foto: Ana Patrícia/CPB)

A brasileira Sophia Kelmer conquistou a medalha de prata no Aberto Fa20 da Polônia de tênis de mesa paralímpico. Após uma campanha de quatro vitórias, a jovem de 16 anos de idade perdeu para a norueguesa Aida Dahlen por 3 sets a 1 (11/0, 11/7, 8/11 e 11/4) na final do torneio da classe 8 feminina, realizada nesta quarta-feira (27), em Wladyslawowo, e ficou com o vice-campeonato.

Quinta colocada do ranking mundial, Sophia Kelmer venceu os três jogos que fez na primeira fase da competição. Assim, se garantiu na semifinal de forma direta. Nesta quarta, ela iniciou o dia com uma vitória dominante diante da holandesa Frederique Van Hoof, número oito do mundo, por 3 a 1 (11/5, 11/5, 6/11 e 11/4), e avançou para a grande decisão.

Por lá, Sophia encarou Aida Dahlen, líder do ranking mundial, e acabou derrotada. A brasileira chegou a tomar 11/0 no primeiro set, mas conseguiu equilibrar as ações da partida a partir da segunda parcial, mesmo perdendo por 11/7. No terceiro set, Sophia engatou uma reação e ganhou por 11/8. No entanto, na quarta parcial, Dahlen voltou a ser dominante e ganhou por 11/4.

Com o fim das disputas individuais, somente Sophia Kelmer medalhou entre os brasileiros participantes no Aberto da Polônia de tênis de mesa paralímpico. Agora, é hora dos torneios de duplas. As competições começam nesta quinta-feira, com a presença de Iranildo Espíndola/Guilherme Costa (MD4), Israel Stroh e o espanhol Jordi Morales (MD14) e Sophia Kelmer e a polonesa Katarzyna Marszal (WD14).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia