Siga o OTD

Tênis de Mesa

Com time novo, Brasil estreia no Mundial por Equipes nesta quinta

A equipe brasileira possui três estreantes em Mundiais e a primeira paralímpica a jogar a competição em toda a história

Bruna Alexandre, primeira atleta paralímpica brasileira a jogar um Mundial de Equipes (Foto: Mauricio Val/fvimagem.com)
(Foto: Mauricio Val/fvimagem.com)

Começa nesta quinta-feira (15) o Campeonato Mundial por Equipes de tênis de mesa, em Busan, na Coreia do Sul. O Brasil vai disputar a competição com uma equipe bem renovada – há seis anos, em uma participação marcante do país, cinco dos seis integrantes do time não estavam entre os titulares.

A seleção masculina, sétima colocada no ranking mundial, disputará o grupo 7 do torneio. O Brasil terá como principal adversário a Eslovênia, comandada por Darko Jorgic, 15° melhor atleta entre os homens. Canadá, Malásia e Singapura são os outros adversários. O time brasileiro feminino, por sua vez, é o 14° do ranking e está na chave 2. Elas jogarão contra África do Sul, Irã, Japão e Luxemburgo.

“A expectativa é bem boa, estamos com uma equipe bem legal. A Bruna excelente, a Giulia cada vez se consolidando cada vez mais, a Bruna Alexandre uma atleta fortíssima no paralímpico. Vamos ver como ela vai se comportar a nível mundial. É uma equipe muito equilibrada. Temos uma canhota muito habilidosa (Bruna Alexandre), uma atleta rápida de pino curto (Giulia Takahashi) e uma destra com muita qualidade nas bolas de backhand e no ataque (Bruna Takahashi)”, explica Jorge Fanck, técnico da seleção feminina.

Ishiy lidera o time masculino

Em 2018, o Brasil conquistou seu melhor resultado na competição, ficando em quinto lugar, bem próximo de uma inédita medalha. Do time atual, nenhum jogador era titular – Vitor Ishiy (84° do ranking) era o único no grupo, como reserva. Em Busan, a equipe será liderada por Ishiy, pela primeira vez como raquete um no Mundial. Guilherme Teodoro, 140 do mundo, e Carlos Ishida, atual bicampeão brasileiro, estreiam em Mundiais.

“Vai ser uma grande experiência, será meu terceiro Mundial. Com certeza, sem o Hugo (Calderano), as perspectivas mudam, mas queremos fazer o nosso melhor nesse Mundial. Não penso em questão de liderança, vamos nos ajudar sempre que possível, mas o foco principal tem que ser em como fazer o melhor em cada jogo individual, acho que é a melhor forma de ajudar equipe”, diz Ishiy.

Primeira paralímpica brasileira a jogar um Mundial

Além disso, Bruna Alexandre marcará seu nome na história mais uma vez. Será a primeira vez que uma atleta paralímpica brasileira disputará um Campeonato Mundial. Ela já foi a pioneira em outras competições, como nos Jogos Pan-Americanos, no Campeonato Pan-Americano e no Sul-Americano.

“Estou muito feliz pela oportunidade de estar jogando aqui. Vai ser mais uma grande experiência, é o maior campeonato que jogarei no olímpico. Espero conseguir pegar mais experiência, são meninas bem fortes de Japão e Luxemburgo, principalmente. Fiz um bom trabalho no Centro Paralímpico e depois com as meninas em São Caetano. Estou bem positiva. Espero jogar bem, e me divertir. Confiar no trabalho, para jogar solta”, disse a medalhista paralímpica dos Jogos do Rio e de Tóquio.

Por fim, outra Bruna, a Takahashi, é a grande referência do time. Número 22 do mundo, vive grande fase e conquistou recentemente a Copa Pan-Americana e tem grande experiência internacional, apesar da pouca idade (23 anos). A irmã, Giulia, disputará o seu segundo Mundial por Equipes, em Busan.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis de Mesa