Siga o OTD

Tênis de Mesa

Luca Kumahara disputa seu primeiro Brasileiro no masculino

Luca Kumahara participa de seu primeiro campeonato desde a autorização para competir no masculino

Luca Kumahara em ação no Campeonato Brasileiro, sua primeira competição no tênis de mesa masculino
(Foto: Jayme Júnior/CBTM)

É diferente ver um atleta que disputou três Jogos Olímpicos competindo na sexta divisão do principal torneio do seu país. Mas para Luca Kumahara, participar da disputa da categoria Absoluto F do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro de tênis de mesa é um grande reinício. O atleta, que antes competia no feminino, iniciou um processo de transição de gênero no ano passado e pela primeira vez disputou o Campeonato Brasileiro no masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Luca Kumahara fez sua última competição feminina no Campeonato Mundial de 2023. Em agosto deste ano, o atleta conseguiu autorização da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para competir no masculino.

A competição

Neste final de semana, Luca Kumahara fez cinco partidas no Campeonato Brasileiro. Na estreia, vitória por 3 a 2 (11/4, 11/6, 12/14, 9/11 e 11/7) sobre Matheus Kugert. Em seguida, Luca ganhou os jogos contra Marcos Horikawa e Guilherme Silveira em três sets: 11/3, 11/4 e 11/2 contra Marcos e 11/2, 11/1 e 11/4 na partida contra Guilherme. No quadro de 32, o atleta olímpico venceu Marcus Cruz também por 3 a 0 (11/6, 11/1 e 11/5). Luca Kumahara acabou parando nas oitavas de final, depois que perdeu por 3 a 2 (11/8, 7/11, 8/11, 11/6 e 11/7) para Danillo Pedra, que viria a ser campeão.

Luca  Kumahara durante disputa do Campeonato Brasileiro de tênis de mesa
Luca Kumahara nas oitavas de final do Absoluto F masculino (Foto: Jayme Júnior/CBTM)

“Sábado, no jogo de estreia, comecei tranquilo. Porém, durante a partida, comecei com uma série de questionamentos pessoais, coisas da minha cabeça mesmo, e confesso que me atrapalhou um pouco, pois não consegui lidar bem com essas emoções. Mas acho que é algo normal, tenho que respeitar esse meu momento e saber que não é fácil passar por isso”, confessou Luca, prosseguindo:

“Após tantos anos jogando com a Seleção, por clubes, eu achava que saberia lidar um pouco melhor com o nervosismo. Já passei por momentos tensos e fica um pouco de frustração por não saber lidar com isso agora. Ao mesmo tempo, sei que é uma situação nova, uma situação diferente para mim”, completou.

Recomeço

Começar do zero em uma categoria – no caso o Absoluto F, sem pontuação no ranking – para quem (no feminino) já viveu tantas experiências na modalidade, com disputas e conquistas importantes, para Luca Kumahara, tem ares de reconstrução.

“Estava mais acostumado com essas competições de alto nível, pela Seleção, nos últimos anos. Isso torna um pouco mais difícil ter que disputar novamente um Campeonato Brasileiro, estar aqui, ao invés de lá. Gostaria de disputar o Pré-Olímpico e ir a Paris… Mas não me arrependo da minha decisão, de forma alguma. Foram muitos mais prós do que contras, tenho isso bem claro na minha cabeça, esse ciclo foi encerrado”, declarou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Tênis de Mesa