Siga o OTD

Tênis de Mesa

Leonardo Iizuka cai para top-5 nas quartas do Mundial Juvenil

Jovem promessa do tênis de mesa brasileiro caiu para taiwanês em sets diretos

leonardo iizuka tênis de mesa campeonato mundial juvenil
(Foto: ITTF World)

Após vencer dois compromissos pelo individual Sub-19 do Campeonato Mundial Juvenil, Leonardo Iizuka voltou à mesa neste sábado (2) pelas quartas de final da competição que acontece em Nova Gorica, na Eslovênia.

No duelo contra o número cinco do ranking de jovens e 32 do ranking mundial Kao Cheng-Jui, de Taiwan, revés por 4 sets a 0 para Leonardo Iizuka, com parcias de 3/11, 6/11, 8/11 e 9/11. A medalha seria inédita para o tênis de mesa brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Com o resultado, a delegação brasileira encerra a participação no Campeonato Mundial Juvenil de 2023. Além de Léo, Giulia Takahashi jogou na categoria Sub-19 e foi superada na fase 16 avos de final. 

Em duplas, os brasileiros perderam ainda antes de garantirem lugar no pódio. O mesmo aconteceu com a equipe masculina Sub-15.

China presente em semifinais de todas categorias, mas enfrenta bons rivais

Em jogo válido pela semifinal, Kao Cheng-Jui enfrenta o chinês Lin Shidong neste domingo (3). Em seguida, o romeno Eduard Ionescu mede forças contra o chinês Wen Ruibo. Outra final chinesa pode acontecer no feminino sub-19. Simultaneamente Kuai Man joga contra a alemã Annett Kaufmann e Xu Yui duela com Elena Zaharia, da Romênia.

Nas duplas masculinas, Qeuz Izaac, de Singapura e Matushima Sora, do Japão, farão a final ainda neste sábado contra Lin Shidon e Wen Ruibo, da China. Vale lembrar que ainda pela segunda rodada, Quek e MAtushima derrotaram então Leonardo Iizuka ao lado do tcheco Simon Belik. Finalmente, também neste sábado, a China está presente na final de duplas femininas. As adversárias das asiáticas são Annett Kaufmann, da Alemanha, assim como Anna Hursey, do País de Gales.

Em primeiro lugar, Lin Shidong e Kuai Man, da China se tornaram campeões na sexta ao derrotar Quek Izaac e Annett Kaufmann na final de duplas mistas. Nos torneios por equipes, China se tornou campeã no masculino e feminino, ambas com vitórias sobre Japão na final.

Sub-15 no mundial juvenil de tênis de mesa também chega aos últimos dias

Pelo mundial sub-15 masculino, Tiago Abiodun, de Portugal, enfrenta Sun Yanh da China, em uma das semifinais. Wang Hixuan da China joga contra Watanabe Tamito, do Japão. Pelo feminino, a única representante chinesa viva é Yan Yutong, que joga contra Ojio Yuna, do Japão. Na outra semi, Wu Jian-En, de Taiwan, duela contra Yoo Yerin, da Coreia do Sul. Ela foi a responsável por vencer a chinesa Ding Yijie, ainda nas quartas de final.

Já nas duplas masculinas do sub-15, os chineses foram derrotados no início abrindo portanto a chave. Melhor para os japoneses Kawakami Ryuusei e Watanabe Tamito, do Japão, que duelam contra Kuo Guan-Hong e Hsu Hsien-Chia, de Taiwan. Na dupla feminina sub-15, as japonesas Takamori Mao e Ojio Yuna venceram as indianas Jennifer Varghese e Divyanshi Bhowmick por 3 a 1 e portanto sagraram-se campeãs.Já nas duplas mistas Sun Yang e Yan Yutong venceram Kuo Guan-Hong e Wu Jia-En, de Taiwan, por 3 a 2.

No torneio por equipes masculinas, China venceu Taiwan na grande final, enquanto perdeu para o Japão na final das equipes femininas.

(com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Tênis de Mesa