Siga o OTD

Tênis de Mesa

Time masculino garante liderança do grupo no Pan-Americano

Com vitórias de Hugo, Jouti e Jouti/Ishiy, Brasil venceu Paraguai por 3 a 0 e avançou às quartas do Pan-Americano

Hugo Calderano cumprimenta adversário após vitória da equipe do Brasil no Pan-Americano de tênis de mesa
(Foto: ITTF Americas)

Assim como o time feminino, a equipe masculina brasileira ficou em primeiro lugar no torneio por equipes do Pan-Americano de tênis de mesa, em Havana, Cuba. O time formado por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti não deu chances para o Paraguai na manhã desta sexta-feira (15) e venceu o confronto em três jogos. Com o resultado, o Brasil se classificou para as quartas de final da competição.

Vindo de uma vitória diante do Equador no dia anterior, o Brasil fez o “dever de casa” para assegurar a liderança de sua chave. No primeiro jogo do embate contra o Paraguai, Vitor Ishiy e Eric Jouti sofreram, mas venceram Marcelo Aguirre/Alejandro Toranzos por 3 sets a 2 (11/6, 6/11, 11/8, 6/11 e 12/10).

Em seguida, Hugo Calderano não deu chances para Axel Bertolo e venceu por 3 sets a 0, em parciais de 11/5, 11/3 e 11/6. Atulamente na quinta colocação do ranking mundial, Hugo sagrou-se tetracampeão na competição individual há dois dias. Por fim, no último duelo, Eric Jouti bateu Toranzos também em sets diretos (11/6, 11/7 e 11/6).

O resultado fez o Brasil fechar a primeira fase do Pan-Americano de tênis de mesa com a liderança do grupo A. Ainda nesta sexta-feira, Paraguai e Equador se enfrentarão para saber quem ficará na segunda colocação. A equipe brasileira aguarda o fechamento da fase inicial para saber quem enfrentará nas quartas de final.

Vale destacar que esta competição serve de classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. As duas melhores equipes de cada naipe carimbarão seu passaporte para a capital francesa. Portanto, será preciso chegar na final de cada um dos torneios para garantir vaga.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Tênis de Mesa