Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil será representado por 25 atletas no WTT Contender Rio

Competição reunirá mesa-tenistas de 35 países em duelos de simples e de duplas masculinas, femininas e mistas

Giulia Takahashi jogará o WTT Contender do Rio de duplas ao lado da irmã, Bruna (Foto de Arquivo: Beto Noval/COB)
(Foto de Arquivo: Beto Noval/COB)

Os fãs brasileiros do tênis de mesa estão em contagem regressiva para o início do WTT Contender do Rio de Janeiro, que será disputado entre os dias 7 e 13 de agosto, na Arena Carioca I, situada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com um total de 120 atletas inscritos, haverá disputas de simples (masculino e feminino), duplas e duplas mistas. O tênis de mesa brasileiro terá 25 representantes – 14 homens e 11 mulheres.  Lembrando que, pelo regulamento do WTT Contender, apenas três atletas pertencentes ao Top-20 do ranking podem participar de cada etapa nos dois gêneros.

Países participantes

O WTT Contender do Rio de Janeiro reunirá mesa-tenistas das três Américas – do Sul, Central e do Norte –, além de Europa e Ásia. A relação dos 35 países que possuem atletas na competição é a seguinte:

Américas: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos, México Paraguai, Peru e Porto Rico;
Ásia: Coreia do Sul, Índia, Japão, Singapura e Taipei;
Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, País de Gales, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

Individual masculino

Hugo Calderano, do Brasil, quinto colocado no ranking mundial é o atleta melhor ranqueado deste WTT Contender. Completam o Top-3 previsto no regulamento Patrick Franziska, da Alemanha (19º no ranking) e Chuang Chih-Yuan, de Taipei (20º colocado).

Bem como esses atletas, há outros competidores muito fortes, que estão entre os 50 melhores do mundo. Da Europa: os suecos Mattias Falck (vice-campeão mundial em 2019) e Kristian Karlsson; os dinamarqueses Andreas Lind e Jonathan Groth; os portugueses Marcos Freitas, João Geraldo e Tiago Apolonia; e os franceses Simon Gauzy e Can Akkuzu (estes últimos fizeram parte da equipe de seu país no Desafio Brasil x França, disputado ano passado, no Rio).

Assim como, os asiáticos, por sua vez, terão como alguns de seus representantes os sul-coreanos Lee Sang Su, Cho Seungmin e An Jaehyun; o japonês Mizuki Oikawa; Kao Cheng-Jui, de Taipei; e os indianos Armeet Desai e Sathian Gnanaseka.

Em seguida, no âmbito das Américas, vale destacar Alberto Mino, do Equador; Santiago Lorenzo e Horacio Cifuentes, da Argentina; Brian Afanador e Daniel Gonzalez, de Porto Rico; Marcelo Aguirre, do Paraguai; e Nicolas Burgos, do Chile.

Treze atletas brasileiros iniciarão a disputa no qualifiyng. São eles: Vitor Ishiy (103º no ranking mundial), Eric Jouti, Guilherme Teodoro, Leonardo Iizuka, Carlos Ishida, Gustavo Tsuboi, Abimael Araújo, Henrique Noguti, Joon Shim, Leonardo Arata, Allan Sarmento, Lucas Carvalho e Thiago Pradella. Boa parte deles disputa um WTT adulto pela primeira vez.

Individual feminino

Por outro lado, o top-3 feminino do WTT Contender do Rio de Janeiro é formado por Adriana Diaz, de Porto Rico, Bernadette Szocs, da Romênia, e Cheng I- Ching, de Taipei. Elas ocupam, respectivamente, a 13ª, 15ª e 17ª posições no ranking mundial.

A representante do Brasil na chave principal de simples feminino é Bruna Takahashi, 40ª colocada no ranking e melhor brasileira da história no ranking mundial. Outras atrações são: Lily Zhang, dos Estados Unidos, Chen Szu-Yu, de Taipei, Elizabeta Samara, da Romêmia, as sul-coreanas Jeon Jihee e Choi Hyojoo, a polonesa Natalia Bajor, a alemã Annett Kaufmann, a francesa Prithika Pavadi e a sueca Linda Bergstrom.

Na disputa do qualifiyng, a fase classificatória, estão as seguintes atletas brasileiras: Giulia Takahshi (114ª colocada no ranking), Laura Watanabe, Bruna Alexandre (disputando um WTT pela primeira vez), Victória Strassburger, Karina Shiray, Jessica Yamada, Camila Serikawa, Gabrielle Pincerato, Mahayla Sardá e Jessica Prates.

Duplas

Nas duplas mistas, o Brasil será representado pelo conjunto formado por Vitor Ishiy e Bruna Takahashi. A dupla brasileira ocupa atualmente a oitava posição do ranking mundial. Além disso, melhor ranqueada, neste WTT Contender, está presente somente a dupla sul-coreana formada por Lim Jonghoon e Shin Yubin – quarta do ranking.

Entre as duplas masculinas, destaque para os conjuntos sul- coreanos Oh Junsung/Cho Seungmin e Lin Jonghoon/An Jaheyun e os suecos Mattias Falck/Kristian Karlsson. As duplas brasileiras Eric Jouti/Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro/Carlos Ishida, Henrique Noguti/Leonardo Iizuka e Lucas Carvalho/Thiago Pradella disputam o qualifying.

Já entre as mulheres, as duplas de maior destaque são da Coreia do Sul (Jeon Jihee/ Shin Yubin), de Taipei (Cheng I-Ching/ Li Yu-Jun) e da Suécia (Linda Bergstrom/ Christina Kallberg). Uma grande atração são as parcerias de irmãs: as porto-riquenhas Adriana e Melanie Diaz e as brasileiras Bruna e Giulia Takahashi. O Brasil terá, no qualifying, as duplas Bruna Alexandre/Victoria Strassburger, Laura Watanabe/Karina Shiray e Mahayla Sardá/Jessica Prates.

Por fim, os ingressos para o WTT Contender do Rio de Janeiro estão disponíveis atráves deste link. Além disso, os bilhetes premium contam com alguns benefícios, como estacionamento, assento reservado e kit com brindes.

*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Tênis de Mesa