Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Temporada mágica para o tênis de mesa paralímpico do Brasil

Brasil teve ano de sucesso no tênis de mesa paralímpico com vários pódios internacionais. Destaque para as 6 medalhas no Mundial

Brasil no tênis de mesa - seis atletas (três sentados e três em pé) posam para fotos segurando suas medalhas
Brasileiros que foram ao pódio no Mundial de tênis de mesa paralímpico (Foto: divulgação/CBTM)

Vai chegando ao final o ano mais vitorioso de todos os tempos no tênis de mesa paralímpico do Brasil. Nunca os nossos atletas colecionaram tantas conquistas numa única temporada, se reafirmando como uma nova potência mundial da modalidade. Vamos relembrar esses muitos momentos vitoriosos:

+ Bruna de Paula vai defender o Gyori na próxima temporada do handebol europeu

Mundial de Granada

A melhor campanha brasileira na História dos Mundiais Paralímpicos foi também a campanha que superou todas as outras edições reunidas. O tênis de mesa do Brasil, que conquistou apenas quatro vitórias no Mundial de 2006 (antes de a CBTM administrar a modalidade) e tinha obtido cinco pódios em todos os tempos, saiu de Granada, em novembro, com a bagagem recheada: foram sete medalhas, sendo uma de ouro e seis de bronze.

A medalha dourada veio com Bruna Alexandre e Paulo Salmin nas duplas mistas, enquanto Cátia Oliveira e Marilane Santos ficaram com o bronze nas duplas femininas. Nas disputas individuais, Bruna, Cátia, Paulo, Sophia Kelmer e Lucas Arabian conquistaram o bronze em suas classes.

Aberto Paralímpico do Brasil

Um mês antes do Mundial, em outubro, os mesa-tenistas do país já davam provas de que estavam afiados no Aberto Paralímpico do Brasil, que reuniu grandes destaques mundiais em São Paulo. Mais de 80% dos títulos disputados na ocasião, entre disputas individuais e de duplas, ficaram por aqui. Ao todo, foram 19 de 23 medalhas de ouro conquistadas. De todos os torneios disputados, em apenas um não tivemos atletas do país em primeiro ou segundo lugar no pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Abertos internacionais

Durante a temporada 2022, os mesa-tenistas brasileiros participaram de competições em todo o planeta: Argentina, Grécia, Finlândia, Tailândia, República Tcheca, Eslovênia, França e Espanha foram alguns dos destinos onde os brasileiros brilharam pelo mundo. Ao todo, foram 68 medalhas nos Abertos Internacionais, sendo 18 de ouro, 25 de prata e 25 de bronze.

Mais em Paralimpíada Todo Dia