Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano é eliminado por chinês e fica com o bronze na Hungria

ITTF

Após partida impecável contra alemão nas quartas, Calderano perdeu para Fan Zhendong, chinês número 2 do mundo, e ficou com o bronze do do Aberto da Hungria.

Hugo Calderano teve um resultado ótimo no Aberto da Hungria. Neste sábado (20), o mesatenista brasileiro alcançou a medalha de bronze, apenas sendo derrotado pelo 2º melhor jogador do mundo, no momento. Fan Zhendong foi o algoz do brasileiro, que havia feito jogo brilhante contra o alemão Partick Fransika, para chegar à semi (veja abaixo). Na semi-final, Calderano não conseguiu conter as investidas violentas de Fan, e acabou derrotado por 4 sets a 1.

O jogo: 

Calderano teve dificuldades de segurar Fan Zhendong durante a partida toda. Os golpes agressivos do chinês desestabilizaram o padrão de jogo do brasileiro. No 1º set, Hugo esteve próximo do placar mas acabou perdendo no final por 11 a 9. O empate veio em um mais um grande set de Hugo neste sábado. O brasileiro conquistou um triplo set-point e conseguiu empatar com parcial de 11 a 9.

A derrota, no entanto, veio em 3 sets muito bons de Fan. O chinês não é o 2º melhor do mundo à toa e mostrou isso. Hugo pouco pôde fazer para evitar as derrotas por 11 a 7, 11 a 8 e 11 a 5. A medalha de bronze, no entanto é uma maneira ótima de começar o ano de 2018 para o brasileiro.

Na fase anterior:

Que partida incrível fez o brasileiro Hugo Calderano (17º do ranking mundial) na tarde deste sábado (20) no Aberto da Hungria. Diante do alemão Patrick Fransizka (43º), ele levantou o público europeu com jogadas espetaculares e venceu por 4 sets a 2, parciais de 8/11, 11/7, 11/7, 11/13, 11/9 e 11/7. Com o resultado, o brasileiro já garantiu vaga na semifinal e medalha, pois não há disputa de 3º lugar. No entanto, para tentar a final, Calderano encara o chinês Zhendong Fan, 2º melhor mesa-tenista do planeta, hoje mesmo às 17h10, de Brasília.

O jogo

1º set: domínio do alemão desde o início. O brasileiro esbanjou uma reação na reta final, mas só conseguiu levar de um 9/5 para um 10/8. Depois, Fransizka fechou em 11/8.

2º set: Calderano melhor desde o início, ditou o ritmo e sempre se manteve de 2 a 4 pontos na frente. Fechou em 11/7.

3 set: Bem parecido com o segundo. Abriu 3/0 e viu o alemão empatar. Controlou a partida e só viu o adversário salvar um game point. Depois, fechou em 11/7.

Hugo Calderano em vitória nas quartas do Aberto da Hungria. Foto: ITTF

4º set: Calderano abriu 3/0. Então, o alemão pediu tempo e conseguiu melhorar, diminuindo para 5/4 e, posteriormente, empatar em 6/6, virando para 9/7. No entanto, Calderano reagiu e chegou a ganhar por 11/10, teve dois game points, porém, o alemão fez 3 pontos seguidos e fechou em 13×11.

5º set: Muito parelho no início. Os dois iam confirmando seus serviços até que Calderano disparou na liderança com 3 pontos seguidos, fazendo 9/5. Depois, Hugo chegou a vencer por 10/7 e o adversário salvou 2 game points. Mas, o brasileiro teve garra para fechar em 11/9.

6º set: Calderano começou salvando 3 bolas impossíveis e ganhando um ponto improvável, para dar moral. Depois, a partida se equilibrou e o brasileiro precisou jogar muito bem para chegar a um 9/5 e, posteriormente, vencer por 11/7

 

Confira a cobertura ao vivo do dia de competição do Aberto da Hungria:

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Tênis de Mesa