Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil garante duas medalhas no Pan-Americano de tênis de mesa

Equipes masculina e feminina do Brasil garantiram pelo menos o bronze no Pan-Americano de tênis de mesa disputado no Chile

Brasil no tênis de mesa: Giulia Takahashi se prepara para rebater a bolinha. Ela veste uma camisera azul com detalhes em verde Vila Nova de Gaia
Giulia Takahashi teve boa atuação diante da Argentina (Foto: Cristian Larrain)

Na abertura do Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, nesta segunda-feira (31), na chilena Santiago, as equipes masculina e feminina do Brasil entraram em ação pelas quartas de finais. No Centro de Treinamento Olímpico, os homens não tomaram conhecimento do Canadá, vencendo por 3 jogos a 1, enquanto o grupo feminino triunfou sobre a Argentina pelo mesmo placar. Nos dois casos, as equipes já garantiram no mínimo a medalha de bronze na competição.

+ Mundial de ginástica: brasileiros competem na qualificação

No feminino, Giulia Takahashi e Luca Kumahara foram inicialmente à mesa. As brasileiras acabaram superadas por 3 sets a 1 pela dupla argentina formada por Candela Molero e Camila Arguelles, com parciais de 11/6, 7/11, 11/7 e 11/6. Bruna Takahashi recolocou o Brasil na disputa ao bater Camila Kaizoji em sets diretos, com parciais de 13/11, 11/4 e 11/8.

Na sequência, Giulia Takahashi bateu Camila Arguelles, vencendo por 3 sets a 1 (6/11, 13/11, 11/7 e 11/6), virando o confronto a favor do Brasil. E fechando o duelo entre nações, Luca Kumahara marcou novos 3 sets a 1 em Camila Kaizoji. As parciais foram de 11/6, 11/2, 9/11 e 11/8.

“Foi um duelo difícil, como já esperávamos”, analisou Reinaldo Hideo Yamamoto, treinador do time feminino. “Acabamos perdendo nas duplas, mas conseguimos recuperar no individual”, acrescentou. Na avaliação de Hideo, as mesa-tenistas começaram tensas e apressadas, mas ao longo dos jogos conseguiram manter a calma e pegar o tempo da bola.

“No final conseguiram ser mais ofensivas e considero que foi uma vitória muito boa”, disse. “Agora focarmos na semifinal, pois além da vaga na final, vale vaga para o Jogos Pan-Americanos de 2023”, concluiu.

Equipe masculina

Pelo masculino, Guilherme Teodoro e Eric Jouti abriram os trabalhos jogando em dupla contra Edward Ly e Jeremy Hazin. Mostrando bastante entrosamento, se impuseram em sets diretos, com parciais de 11/8,11/8 e 16/14. No individual, Vitor Ishiy ampliou a vantagem vencendo Eugene Wang por 3 a 1. As parciais foram de 11/1, 11/8, 8/11 e 13/11.

Eric Jouti tinha a chance de carimbar a classificação brasileira para a semifinal. Porém, encontrou muitas dificuldades diante de Edward Ly, quando acabou superado por 3 a 1 (8/11, 11/4, 8/11 e 7/11). Assim, Vitor Ishiy voltou para enfrentar Jeremy Hazin e marcar seu segundo ponto no duelo ao vencer em sets diretos (12/10, 11/7 e 11/7).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Campeonato Pan-Americano prossegue nesta terça-feira, dia 1º, com o encerramento das disputas por equipes. Às 10h, a seleção feminina encara o anfitrião Chile pela semifinal. Em caso de vitória, retorna à ação às 15h, para decidir a medalha de ouro contra Estados Unidos ou Porto Rico. O mesmo acontece com os homens, que inicialmente enfrentam Chile ou Porto Rico, às 12h30min, pela semifinal, retornando à mesa às 17h30min em caso de disputa da medalha de ouro, para encarar Estados Unidos ou Argentina.

Os jogos podem ser acompanhados pelo canal do Youtube da ITTF Américas, através do link https://www.youtube.com/c/ITTFAmericas.

Mais em Tênis de Mesa