Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil terá duas cabeças de chave no Mundial Paralímpico

Bruna Alexandre e Cátia Oliveira aparecem no Top-4 do ranking mundial paralímpico de tênis de mesa.

Campeonato Mundial paralímpico de tênis de mesa Equipe Brasileira em treinamento
Equipe brasileira no último treinamento antes do Mundial (Foto: André Soares)

O Brasil terá duas cabeças de chave na disputa do Campeonato Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa. O torneio será disputado em Granada, na Espanha, terá início no próximo domingo (6). A confirmação veio após a divulgação do ranking mundial de novembro, onde Bruna Alexandre e Cátia Oliveira aparecem como Top 4 de suas respectivas classes, garantindo essa posição privilegiada no sorteio.

+Bruna Alexandre vai atrás do primeiro ouro em Mundiais

Para que se tenha uma ideia da importância deste fato, isso significará evitar adversárias reconhecidamente mais fortes nos primeiros desafios. Esta será a primeira vez que o Mundial Paralímpico de tênis de mesa será disputado em sistema eliminatório desde a primeira fase. Dessa forma, não há etapa de grupos. Uma derrota significa a volta para a casa ou, ao menos, aguardar os torneios de duplas, que também acontecem pela primeira vez em Mundiais.

Bruna Alexandre Campeonato Mundial de Tênis de mesa paraolímpica
Bruna Alexandre se preparou para sair de Granada com o ouro (Foto: Gustavo Medeiros)

No ranking mundial paralímpico de tênis de mesa de novembro, Bruna Alexandre é a terceira colocada na classe 10 feminina, atrás apenas das suas tradicionais adversárias Natalia Partyka (POL) e Qian Yang (AUS). A situação se repete com Cátia Oliveira na classe 2, que se posiciona imediatamente depois de Giada Rossi (ITA) e Su Yeon Seo (KOR).

Outras atletas ficaram bem próximas do Top 4 de suas classes e dependerão da sorte para enfrentarem adversárias com maior possibilidade de vitórias antes da semifinal. São os casos de Danielle Rauen (quinta na classe 9), Joyce Oliveira (sexta na classe 4) e Sophia Kelmer (sexta na classe 8).

Seleção brasileira

O Brasil levará 18 atletas para o Mundial de Granada. Além das cinco atletas citadas anteriormente, a equipe feminina conta com Thaís Severo (classe 3), Marliane Santos (classe 3), Aline Ferreira (classe 7), Lethicia Lacerda (classe 8), Jennyfer Parinos (classe 9) e Evellyn Santos (classe 11). O grupo masculino é composto por Iranildo Espíndola (classe 2), Guilherme Costa (classe 2), Lucas Arabian (classe 5), Israel Stroh (classe 7), Paulo Salmin (classe 7), Luiz Filipe Manara (classe 8) e Claudio Massad (classe 10).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A comissão técnica é encabeçada pelo líder de seleções paralímpicas, Sandro Abrão e tem a presença dos treinadores Paulo Molitor, Andrews Martins, Ricardo Rieff e Adilson Toledo; do preparador físico Felipe Alves; do analista de seleções Daniel Cobra; do analista de comunicação André Soares; da fisioterapeuta Cristina Porto; das staffs Tayná Campos e Danielle de Lima; e do sparring Thiago Pradella. A delegação parte em dois voos nesta terça-feira, com escalas em Paris e Zurique e destino final na Espanha.

Mais em Paralimpíada Todo Dia