Siga o OTD

Tênis de Mesa

Definidos primeiros adversários do Brasil no Mundial por Equipes

Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti formam a seleção masculina e Bruna Takahasi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe estão na feminina na competição que começa sexta-feira na China

Hugo Calderano tênis de mesa Mundial por Equipes de Tênis de mesa
(Gaspar Nóbrega/COB/arquivo)

O Brasil já sabe quais serão os primeiros adversários no Mundial por Equipes de Tênis de Mesa marcado para começar na sexta-feira (30), na cidade de Chengdu, China. Os grupos foram definidos nesta quarta (28). No masculino, Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti, cabeças de chave do Grupo 6, estão ao lado de Portugal, Dinamarca e Eslováquia. No feminino, Bruna Takahasi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe estão no Grupo 3 ao lado de Hong Kong, cabeça de chave, França, Itália e África do Sul.

Entre as mulheres, o Brasil, décima força do torneio, é formado por um esquadrão muito jovem e talentoso. A veterana do trio nacional é Bruna Takahashi, de apenas 22 anos e é a 21ª melhor atleta do mundo. Será a ela quem vai liderar o time completado pelas jovens Giulia Takahashi, irmã de Bruna com 17 anos, e Laura Watanabe, de 18. Entre as mulheres, vale destacar a estreia do treinador Hideo Yamamoto em uma edição de Campeonato Mundial por Equipes. Ele assumiu em dezembro de 2021, substituindo Hugo Hoyama.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ex-caçula

Ao contrário das duas mais novas, Bruna já esteve em uma edição de Mundial por Equipes. Em 2018, em Halmstad – Suécia, ela compôs o time, que ainda tinha Luca Kumahara, Lin Gui e Jessica Yamada. À época, era a caçula e tinha apenas 17 anos, e Brasil finalizou na 20ª posição sem passar pela da fase de grupos.

Bruna Takahashi tênis de mesa Mundial por Equipes de Tênis de Mesa
Bruna Takahashi (Luís Miguel Ferreira)

“Com certeza eu estarei mais madura, já se passaram quatro anos desde o último Mundial. Estou muito feliz com a nossa equipe com a Giulia e a Laura, um time que está vindo para o cenário internacional. Não vejo a hora de atuar com elas e ver como vai ser”, contou Bruna Takahashi. “Fiquei um bom período em São Paulo, treinando no São Caetano, e tive alguns jogos recentes na Alemanha. Então acredito que a minha preparação esteve no caminho correto para a disputa do Mundial por Equipes”, completou.

+ Equipe masculina busca grande desempenho no Mundial

Resultados expressivos

Mais madura, mais experiente e em grande fase. A paulista conseguiu resultados expressivos em 2022. Chegou à terceira posição do WTT Contender Lima, ocorrido em junho deste ano, igualando um feito que não era alcançado desde 2017 por brasileiras no Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Um mês depois, colocou-se no Top 8 do WTT Star Contender Budapeste, um dos principais campeonatos na temporada.

Mais em Tênis de Mesa