Siga o OTD

Tênis de Mesa

Equipe masculina busca grande desempenho no Mundial

Inspirados pela campanha de 2018, Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti esperam melhorar desempenho.

Equipe masculina busca grande desempenho no Mundial de Tênis de Mesa na china
Equipe brasileira de azul e França de rosa perfiladas para partida do Desafio Brasil x França, último compromisso coletivo antes do Mundial (CBTM).

Depois de quatro anos, o Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes volta a ser realizado a partir desta sexta-feira (30). Desta vez, desembarca em Chengdu, na China. Para a competição, a equipe masculina do Brasil chega na cidade chinesa buscando repetir a grande atuação feita em 2018, quando o país fez História ao chegar nas quartas de final, melhor campanha nacional de todos os tempos.

+Felipe Okano e Vinícius Rech vão ao pódio do Pan-Americano Sub-13

No Oriente, o Brasil terá representação em ambos os naipes. Entre os homens, a equipe é formada por Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti. Enquanto, entre as mulheres, as mesa-tenistas são Bruna Takahashi, Giulia Takahashi e Laura Watanabe.

No masculino, o Brasil inicia o torneio como um dos cabeças de chave, ao lado de potências como China, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Taipei, Inglaterra e Suécia.

Melhor campanha da história

Foi em território sueco que o time verde e amarelo conseguiu um feito jamais realizado: ficar a um jogo das semifinais de um Mundial de Tênis de Mesa por Equipes. Na ocasião, em Halmstad, o Brasil terminou na segunda colocação de um grupo com adversários complicados, como China, Portugal e República Tcheca.

Tênis de Mesa por equipe Hugo Calderano
Equipe brasileira caiu para Alemanha nas quartas de final no Mundial de 2018. (Reprodução)

+Luca Kumahara vem a público e se torna o primeiro atleta trans do tênis de mesa

Com a vice-liderança, o país avançou para as oitavas de final, em que eliminou a Croácia em um embate acirradíssimo com triunfo por 3 jogos a 2. Nas quartas de final, a equipe encarou a Alemanha, deu trabalho, mas acabou superada por 3 a 1. À época, o Brasil tinha quase a mesma formação atual, a diferença fica por conta da ausência de Gustavo Tsuboi na edição deste ano.

Expectativas

Para repetir ou até mesmo ir além, o time brasileiro conta com um elemento que cresce em campeonatos mundiais por equipes: Vitor Ishiy. Atualmente na 68ª posição do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o atleta se torna um trunfo quando o coletivo mais precisa.

No Pré-Olímpico de Tênis de Mesa Latino de Equipes – ocorrido em Lima, no Peru, em 2019 —, ele foi o responsável por fechar o embate entre Brasil e Argentina, que definiria quem iria para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O confronto estava empatado em 2 jogos a 2. Ishiy foi à mesa, não sentiu o peso da responsabilidade e derrotou Pablo Tabachnik por 3 sets a 0 para garantir a vaga brasileira na Olimpíada.

No megaevento, o atleta também foi essencial. Na vitória nacional nas oitavas de final diante da Sérvia, ele, que estreava em Olimpíadas, foi novamente o responsável por encerrar e definir o confronto. Com o mesmo cenário de igualdade vista no Pré-Olímpico, o brasileiro aplicou 3 a 0 diante de Dimitrije Levajac na quinta partida diante dos sérvios, assegurando a classificação de todo o time para as quartas de final.

Otimismo com Vitor Ishy

Além dos eventos citados, Vitor Ishiy também foi imprescindível para o título por equipes do país no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa em 2021. O compromisso, que aconteceu no Peru, viu o mesa-tenista ser peça-chave nas vitórias finais, diante de Argentina (semifinal) e Chile (final).

Eric Jouti e Vitor Ishiy campeonato pan-americano de tênis de mesa Mundial de tênis de mesa duplas Brasil Seleção brasileira duplas mistas mascate Vitor Ishiy
Jouti e Ishiy (Santiago Regaira/ITTF Americas/arquivo)

“Estou feliz em participar do Mundial, é sempre muito bom poder representar o nosso país. Acho que no geral tivemos boas participações em competições por equipes. As minhas melhores lembranças são a classificação para as Olimpíadas na final contra a Argentina e a minha estreia olímpica no jogo disputado contra a Sérvia”, lembrou Ishiy.

Vitor, Hugo Calderano e Eric Jouti ainda não sabem quais adversários terão de enfrentar, mas ficarão a par nesta quarta-feira (28). Às 5h (de Brasília), serão sorteados os embates tanto do masculino quanto feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Longa espera para o Mundial por Equipes 2022

O longo hiato entre a última edição para a atual se dá em razão da pandemia de Covid-19. Depois de 2018, o campeonato tinha data marcada para ser realizado em Busan, na Coreia do Sul, em 2020, mas teve de ser cancelado pelas questões sanitárias. A cidade sul-coreana será a sede do Mundial de Tênis de Mesa em 2024.

O próprio Campeonato Mundial em Chengdu chegou a ser adiado por conta da variante Ômicron da Covid-19. Originalmente marcada para ocorrer entre 16 e 22 de abril, a competição foi remarcada e confirmada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa para 30 de setembro – 9 de outubro.

Mais em Tênis de Mesa