Siga o OTD

Tênis de Mesa

Técnico Hideo Yamamoto está otimista com a Seleção feminina

Professor vai comandar a equipe até o final do ciclo olímpico de Paris 2024. Duas expoentes do tênis de mesa brasileiro atual estão em sua equipe.

Novo técnico de Tênis de mesa

Hideo Yamamoto, técnico da Seleção Brasileira desde o início deste ano, está otimista com a equipe que vai comandar até o final do ciclo olímpico do Paris 2024. Sua primeira tarefa na nova função ocorreu durante o período de treinamentos realizado no Parque Olímpico do Rio, que antecedeu o desafio Brasil x França, no início de maio.

“Foi efetivamente meu primeiro trabalho com as meninas desde que assumi a função. Já fazíamos um trabalho de acompanhamento diário no clube, em São Caetano do Sul, mas agora foi diferente”, declarou Yamamoto.

+ Jogo entre Sport e Vera Cruz é adiado por causa da chuva

“A Seleção possui um ambiente próprio, uma atmosfera diferente, o nível de competição e intensidade do treino muda muito”, analisou Hideo, satisfeito com a oportunidade. Hideo Yamamoto costuma passar a suas atletas a ideia de que o DNA da Seleção Brasileira é formado pela trilogia orgulho-felicidade-luta. Para ele, a combinação desses fatores cria o ambiente certo. 

“É preciso sentir orgulho por vestir a camisa da Seleção, estar feliz em cada momento e, principalmente, nunca deixar faltar o espírito de luta”, explicou. Esse período de integração que tivemos durante os treinos no Rio serviu muito para evoluirmos nestes aspectos fundamentais. Pudemos colocar em prática nosso DNA e creio que iremos colher bons frutos com isso”, acrescenta. 

Bruna Takahashi ranking mundial tênis de mesa
Bruna Takahashi agora é a número 19 do mundo. Foto: ITTF Américas

Hideo Yamamoto tem em sua equipe duas expoentes do tênis de mesa brasileiro atual. Bruna Takahashi, primeira brasileira na história a entrar no Top 20 do ranking mundial, e Caroline Kumahara. “Conseguimos fazer um trabalho bem específico, tanto individualizado quanto no treinamento de duplas. Este último, devido ao calendário, é mais difícil termos oportunidade de realizar”, disse, ressaltando outro benefício do período de treinamentos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Entretanto, não são só elas que chamam a atenção do treinador. As jovens Giulia Takahashi (irmã mais nova de Bruna) e Laura Watanabe também fazem parte de uma geração que promete muito. “Giulia e Laura possuem experiência em competições internacionais. Ano passado, nos Jogos Pan-Americanos sub-21, nós não éramos favoritos: Cuba possuía uma equipe muito forte, nunca havíamos vencido o México”, relembra. 

Ele também diz que esse foi “um resultado excelente, elas se superaram e conquistaram um título muito importante. Isso lhes deu muita confiança”, falou confiante e pontuou que as atletas estão em fase de transição e isso é muito especial. As duas estão saindo da equipe de menores e passando para a adulta. Hideo Yamamoto confia nas duas e diz que vai dar continuidade no trabalho que já vem sendo aplicado. 

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Tênis de Mesa