Siga o OTD

Tênis de Mesa

Cazuo Matsumoto sai com o ouro do Absoluto A do TMB Platinum

Arena Carioca I presenciou uma grande partida entre os mesa-tenistas de estilos diferentes, que acabou sendo melhor para Cazuo Matsumoto

Cazuo Matsumoto vence o TMB Platinum
Cazuo Matsumoto venceu o título da principal categoria masculina do tênis de mesa brasileiro. Foto: Miraim Jeske.

Um experiente e o outro jovem. Um com o estilo caneta e o outro clássico. Apesar das diferenças, Cazuo Matsumoto e Richard Pinheiro tiveram algo em comum na decisão do novo Absoluto A masculino do TMB Platinum – Ciclo I: protagonizaram uma grande final. Os presentes na Arena Carioca I presenciaram uma boa partida de tênis de mesa, que teve um final feliz para o caneteiro. Triunfo de 3 a 1 (11/8, 9/11, 11/7 e 11/5) e mais um título nacional na carreira do representante brasileiro na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

-Giulia Takahashi vence Laura Watanabe e conquista o TMB Platinum

O atleta da Associação Concordiense de Tênis de Mesa-SC foi o primeiro mesa-tenista a vencer a principal categoria do torneio no novo modelo do Absoluto A, agora com premiação em dinheiro de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais) ao campeão.

Sobre a sua performance no campeonato diante dos atletas mais novos, Matsumoto analisou o seu desempenho e elogiou o adversário da decisão e atleta do CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes-SP, Richard Pinheiro.

“Foi duro (o duelo contra os mesa-tenistas mais novos). Eles estão treinando bastante, eles querem ganhar de mim, dá para sentir isso (risos). O Richard jogou muito bem hoje, acho que é a terceira ou quarta vez que a gente se enfrenta, e ele está começando a se adaptar ao meu estilo. Eu consegui mudar algumas coisas na partida e mudar as táticas, o que deu certo”, avaliou o primeiro lugar.

O jogo

No duelo de gerações, a primeira parcial foi bastante equilibrada: 3 a 3, 4 a 4, 5 a 5, 6 a 6 no placar deram o tom do encontro. Assim seguiu durante todas as trocas, Matsumoto só conseguiu abrir vantagem no finalzinho quando marcou diversos pontos em sequência e fechou em 11 a 8.

Diferentemente do set inaugural, Cazuo abriu vantagem logo no início com um 3 a 0 no marcador. Pinheiro, porém, foi buscar e empatou tudo. Depois de estar 5 a 5, o representante do Saldanha da Gama teve um bom momento no embate, tomou a frente e concluiu em 11 a 9.

Cazuo voltou mais agressivo e variando bastante o seu jogo. A estratégia funcionou em um primeiro momento, o que proporcionou uma vantagem de três tentos ao atleta do Concórdia. No decorrer das trocas, Pinheiro tirou a diferença e tomou para si a liderança do confronto. Porém, valeu a experiência de Matsumoto que foi melhor no instante decisivo e triunfou por 11 a 7.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Como de praxe no embate, o início foi de equilíbrio no jogo e igualdade no placar. A primeira grande frente do embate foi do caneteiro: 7 a 4. Perdendo por três de diferença, Richard solicitou o tempo técnico. Entretanto, de nada adiantou, Matsumoto teve cinco match points e concluiu no primeiro: 11 a 5 para o atleta de Concórdia, que saiu com a medalha de ouro do Rio de Janeiro.

Um dia antes de bater o mesa-tenista do CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes-SP na final, Cazuo Matsumoto foi homenageado, ao lado de Danielle Rauen, com um bandeirão estampando a sua foto e nome na Arena Carioca I.

Mais em Tênis de Mesa