Siga o OTD

Tênis de Mesa

Giulia Takahashi vence Laura Watanabe e conquista o TMB Platinum

Giulia Takahashi, que completou 17 anos nesse sábado, é a primeira atleta a conquistar a principal categoria do país no novo formato

Giulia Takahashi vence TMB Platinum
Giulia Takahashi venceu duelo bem equilibrado com Laura Watanabe. Foto: Miriam Jeske.

O duelo que decidiu a principal categoria feminina do TMB Platinum – Ciclo I foi entre duas amigas. Acostumadas a estarem sempre juntas, Giulia Takahashi e Laura Watanabe estiveram de lados opostos na mesa principal da Arena Carioca I e protagonizaram um belo jogo. E no confronto entre as parceiras, deu Giulia Takahashi, que saiu campeã do Parque Olímpico do Rio de Janeiro neste domingo (3) ao triunfar por 3 sets a 2, com parciais de 10/12, 11/6, 5/11, 11/8 e 11/9.

-José Márcio obtém índice na maratona para o Mundial de Oregon

Giulia completou 17 anos nesse sábado (2) e foi a primeira mesa-tenista a ser campeã no novo modelo do Absoluto A, que agora conta com a premiação em dinheiro de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais), recheando ainda mais a comemoração no final de semana de seu aniversário. Emocionada, a atleta avaliou a decisão do campeonato diante da amiga.

“Eu e a Laura somos parceiras de muito tempo, nós sabemos como é o jogo uma da outra, crescemos juntas, então ganha quem tiver melhor e com a cabeça no lugar no dia. Eu nem sei mais o que falar, estou tão emocionada”, analisou visivelmente feliz a campeã do evento.

O jogo

Na disputa entre as mesa-tenistas da SERC Santa Maria/São Caetano-SP, os quatro primeiros pontos foram garantidos por quem estava na recepção. A atleta que conseguiu confirmar os seus saques primeiro foi Giulia, o que permitiu que ela abrisse dois de vantagem: 4 a 2.

A igualdade no duelo veio exatamente na metade do set, em que Laura tirou a diferença e colocou 6 a 6 no marcador. O embate seguiu empatado até o momento em que Laura foi mais precisa nos detalhes e saiu com a vitória de 12 a 10.

A parcial seguinte também teve um início com bastante equilíbrio. A primeira grande margem de uma das atletas na partida foi de Giulia, que assumiu o psicológico do confronto e chegou a abriu 7 a 3. A vantagem foi administrada e, com isso, o empate chegou na partida quando Takahashi concluiu o serviço em 11 a 6.

Se no segundo Giulia conseguiu a dianteira, no terceiro foi a vez de Watanabe abrir 5 a 0 no marcador. Como o equilíbrio foi o tom da partida, Takahashi engatilhou uma sequência de quatro pontos, encostando no marcador. Entretanto, a reação parou por aí. Laura controlou os restantes das ações e fechou em 11 a 5.

Sabendo que precisava tomar a iniciativa do jogo, Takahashi foi bem ofensiva e fez bons saques para conseguir uma margem de quatro tentos: 6 a 2. Com isso, ela chegou a cinco chances de set point no 10 a 5, mas Laura salvou em três ocasiões, forçando o pedido de tempo de Giulia. A parada funcionou, e ela chegou ao empate do confronto com um 11 a 8 na parcial.

A parcial da vitória

No set decisivo, o equilíbrio, que foi o tempero de toda a partida, continuou dando o tom do jogo. Giulia fez um grande serviço e abriu dois pontos de vantagem no 5 a 3, o que forçou o tempo de Watanabe. Com o psicológico todo a seu favor, Takahashi seguiu com a dianteira e chegou a quatro match points, que foram salvos pela oponente em três ocasiões. Porém, no último, Giulia Takahashi venceu o set em 11 a 9 e a final em 3 sets a 2. Mais um título nacional para a atleta de 17 anos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sobre o 11º ponto que não saia na última parcial, a medalhista de ouro contou o que foi preciso para fechar a partida.

“Acho que é um momento de muita concentração, de manter o foco. Naquela hora, a torcida também começou a agitar mais, então foi muito importante manter concentrada, pensar só em mim e na bolinha na mesa para conseguir fechar o jogo”, finalizou a detentora do título.

Mais em Tênis de Mesa