Siga o OTD

Tênis de Mesa

Leonardo Iizuka faz exibição impecável e leva o ouro no Pan da Juventude

Mesa-tenista derrotou Derek Valentin na decisão do sub-15, por 3 sets a 0; Brasil conquistou mais uma prata e três bronzes no sábado

(Reprodução)

O último dia de Campeonato Pan-Americano da Juventude foi especial para Leonardo Iizuka. Em Santo Domingo, na República Dominicana, o atleta conquistou a medalha de ouro do torneio individual sub-15 neste sábado (18). Para isso, ele derrotou Derek Valentin, de Porto Rico, na decisão por 3 sets a 0 (12/10, 11/2 e 12/10).

O primeiro set da final começou muito acirrado com os dois atletas alternando pontos até o final. O porto-riquenho chegou a abrir 8 a 6, mas o brasileiro virou e abriu 10 a 8. O adversário ainda chegou a empatar o pleito em 10 a 10, porém Iizuka encaixou duas bolas e fechou o set: 12 a 10.

+ Brasil fatura dois bronzes e garante mais 5 medalhas no Pan-Americano da Juventude

Na volta para o segundo, Iizuka foi implacável. Eles alternaram somente os dois primeiros pontos, depois só deu o brasileiro na parcial, que chegou a abrir 8 a 1. Valentin marcou o seu segundo ponto a essa altura, mas não deu mais trabalho ao atleta do Brasil que aplicou 11 a 2.

Para o terceiro set, o porto-riquenho voltou mais ligado, com isso, abriu margem de 4 a 2 no início. Porém, Iizuka encaixou seis bolas seguidas e virou para 8 a 4. Os três pontos seguintes foram de Valentin, o que forçou um pedido do treinador Hideo Yamamoto. O tempo ajudou Iizuka que voltou melhor e chegou ao match point com um 10 a 8 no placar, mas ele não conseguiu fechar a partida, que foi empatada pelo mesa-tenista de Porto Rico. Depois disso, o brasileiro conseguiu fazer os dois pontos que precisava para ficar com a medalha de ouro.

Leonardo Iizuka Pan da Juventude
Leonardo Iizuka leva o ouro no Pan-Americano da Juventude (Reprodução)

O brasileiro enalteceu o seu desempenho à mesa na final e fez agradecimentos: “Eu estou muito feliz pelo meu resultado, joguei muito bem hoje. Eu estava muito bem preparado mental e taticamente. Gostaria de agradecer a todos que estavam me apoiando”, disse o campeão pan-americano.

No caminho até a final, Iizuka perdeu somente dois sets em todo o campeonato individual. Primeiro, o brasileiro superou o dominicano Yoel Mendoza por 3 a 0 nas oitavas de final. Depois, ele passou pelo norte-americano Daniel Tran por 3 a 2 nas quartas de final. Nas semifinais, o atleta voltou a encarar um mesa-tenista da casa, Eduardo Darley, e o derrotou por 3 a 0.

Brasil conquista mais quatro medalhas no sábado

O ouro de Leonardo Iizuka não foi o único pódio brasileiro no dia. O Brasil faturou mais quatro medalhas neste sábado: uma prata (duplas masculinas sub-19) e três bronzes (individual feminino sub-19 e duplas mistas sub-15 e sub-19).

A segunda colocação brasileira veio na final entre as duplas Kenzo Carmo/Diogo Silva e Juan Jesus Gomez/Dario Arce, do México. Os mexicanos acabaram triunfando na partida por 3 a 2 (11/7, 11/8, 8/11, 6/11 e 6/11) e ficando com o título.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O primeiro bronze brasileiro foi conquistado nas duplas mistas sub-15. Leonardo Iizuka e Karina Shiray não conseguiram vencer os norte-americanos Nandan Naresh e Sarah Jalli na semifinal da competição. Derrota sofrida para os representantes dos Estados Unidos por 3 a 0, com parciais de 8/11, 8/11 e 8/11.

Nas mistas sub-19, a parceria Diogo Silva/Giulia Takahashi caiu nas semifinais diante de Dario Arce/Clio Barcenas, do México. Os brasileiros foram superados por 3 a 2 (11/6, 9/11, 11/8, 8/11 e 9/11) e ficaram na terceira colocação.

Giulia voltou à mesa em Santo Domingo pelas semifinais do individual feminino sub-19. Ela ficou com o bronze ao ter sido batida pela norte-americana Amy Wang: 4 a 0 (11/4, 11/9, 11/8 e 11/9).

Mais em Tênis de Mesa