Siga o OTD

Tênis de Mesa

Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada vencem o TMB Challenge Plus

Casal de atletas olímpicos não deu chances em São Luís; mesa-tenistas maranhenses fizeram a festa em outras três categorias

(Alexandre Gomes)

Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada vencem o TMB Challenge Plus

O TMB Challenge Plus, disputado no Lusitana Mall, em São Luís (MA), teve um casal comemorando intensamente. As duas principais categorias do torneio foram vencidas por Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada (ambos da Ass. Concordiense de Tênis de Mesa-SC), casados fora das mesas. A decisão das duas categorias aconteceu na noite deste sábado (11).

Apesar de afastado há algum tempo das competições nacionais e atuando apenas como técnico, Cazuo Matsumoto fez uma competição irrepreensível, vencendo o torneio invicto. Ele, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, voltou a mostrar a técnica habitual e superou Isaac Zauli (CR Saldanha da Gama/Sta.Cecília/Fupes-SP) na decisão, por 3 a 0 (11/9, 11/9 e 11/9).

+ Brasil inicia participação no Pan-Americano da Juventude neste domingo

A esposa, Jessica Yamada, que disputou recentemente os Jogos de Tóquio, também não deu chances no feminino. Venceu os três jogos que disputou no grupo único do Absoluto A, todos por 3 a 0, garantindo o primeiro título após a volta das férias.

“Acho que essa foi apenas a segunda vez que ganhamos títulos no mesmo dia, já que vencemos uma vez no Campeonato Intercolonial. Acho que é bem gratificante vencer, porque a última vez que competi foi em janeiro de 2020 e não treinei mais, só estava dando treino. Fiquei feliz de sentir que ainda tenho um bom nível, mesmo depois de todo esse tempo. E mais feliz ainda por ter ganho junto com a Jessica”, disse Matsumoto.

Maranhenses campeões

Mas a noite não foi de festa apenas para os atletas de fora do estado. Os maranhenses tiveram grande participação em várias categorias, conquistando algumas medalhas de ouro.

Caso, por exemplo, de Raisa Souza (Ass. Independente de Tênis de Mesa). Ela venceu o Absoluto D Feminino, batendo Ana Flexa (AABB Fortaleza-CE), na decisão, com um apertado e emocionante 3 a 2 (11/4, 9/11, 9/11, 13/11 e 13/11). No Absoluto D Masculino, uma decisão entre dois colegas de clube de Raisa.  Jefferson Sousa venceu Luiz Cruz, por 3 a 1 (11/2, 11/8, 5/11 e 11/2). Outra decisão envolvendo atletas do Independente aconteceu na classe 3 paralímpica, quando Heitor Neto superou Álex Nunes, por 3 a 0 (11/6, 11/5 e 11/2). Entre os Absolutos, o estado que mais acumulou medalhas de ouro foi o Pará: quatro títulos ao todo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Um dos grandes momentos do TMB Challenge Plus, que termina neste domingo, com disputas de ratings, sênior, lady e veteranos, foi o jogo-exibição entre Hugo Hoyama, recordista de participações olímpicas do tênis de mesa brasileiro, e Gustavo Yokota (Santo André/ADSA), atleta, escritor e youtuber, com vitória de Yokota, por 3 a 1 (11/8, 11/6, 9/11 e 11/7).

“Se eu não jogo para valer, eu perdia. Não é qualquer um, é o Hugo Hoyama, um cara que tem uma carreira sólida. Dei uma relaxada ali no terceiro set, mas recuperei na sequência. Foi muito legal, fui muito bem recebido por todos, só o calor que pegou um pouquinho”, disse Yokota, em entrevista ao canal Planeta Esportivo.

Já Hoyama, que fez a festa dos fãs antes e depois da partida, com muitas fotos, preferiu a modéstia na hora de analisar o confronto, mas se mostrava muito feliz com tudo o que viu em São Luís: “Muito feliz de estar aqui, participando e prestigiando. O meu jogo não foi nem perto do que eu jogava. Vim aqui para passar motivação para o pessoal mais novo. Com mais evento destes aqui em São Luís, o nível vai subir ainda mais”.

Veja a lista completa de campeões de sexta e sábado no TMB Challenge Plus:

Olímpicos

Absoluto A Feminino – Jessica Yamada (Ass. Concordiense de TM-SC)

Absoluto A Masculino – Cazuo Matsumoto (Ass. Concordiense de TM-SC)

Absoluto B Feminino – Abigail Araújo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP)

Absoluto B Masculino – Victor Oliveira (Cabana Clube-PA)

Absoluto C Feminino – Raquel Monteiro (APCEF-AM)

Absoluto C Masculino – João Oliveira (APTM/GT Payxão-PA)

Absoluto D Feminino – Raisa Souza (Ass. Independente de Tênis de Mesa-MA)

Absoluto D Masculino – Jefferson Sousa (Ass. Independente de Tênis de Mesa-MA)

Absoluto E Masculino – Pablo Bahia (Pará Clube-PA)

Absoluto F Masculino – Ronald Oliveira (APTM/GT Payxão-PA)

Juventude Feminino – Tamyres Fukase (SERC Santa Maria/São Caetano-SP)

Juventude Masculino – João Pimenta (Associação de Tênis de Mesa de Varginha WRTT – MG)

Juvenil Feminino – Victória Strassburger (Sogipa Porto Alegre – RS)

Juvenil Masculino – Felipe Ikeda (Itaim Keiko/JJ Yamada – SP)

Infantil Feminino – Abigail Araújo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP)

Infantil Masculino – Vitor Iwamoto (Centro de Treinamento Gyntt – GO)

Mirim Feminino – Abigail Araújo (SERC Santa Maria/São Caetano-SP)

Mirim Masculino – Vitor Iwamoto (Centro de Treinamento Gyntt – GO)

Pré-Mirim Feminino – Alice Jacinto (Ass. Independente de Tênis de Mesa – MA)

Pré-Mirim Masculino – João Lucas Oliveira (Ass. Independente de Tênis de Mesa – MA)

Paralímpicos

Classe 3 Masculina – Heitor Neto (Ass. Independente de Tênis de Mesa-MA)

Classe 8 Feminina – Sophia Kelmer (Fluminense FC-RJ)Classe 10 Masculina – Francisco Melo (AABB Fortaleza-CE)

Mais em Tênis de Mesa