Siga o OTD

Tênis de Mesa

Time de Calderano vence de virada e vai à final na Alemanha

Com vitória de Calderano, Ochsenhausen conquista vaga na final da Bundesliga e vai defender o título neste domingo (14)

Hugo Calderano está na final da Bundesliga! Nesta quinta-feira (11), no primeiro duelo da liga alemã de tênis de mesa após a paralisação pela pandemia de coronavírus, válido pela semifinal do torneio, o Ochsenhausen sofreu, mas conseguiu a vitória por 3 a 2, de virada, sobre o Borussia Dusseldorf e garantiu sua vaga na grande final.

O brasileiro número seis do mundo entrou em ação duas vezes na semifinal. No primeiro jogo, perdeu para Kristian Karlsson, número 24 do mundo. Mas no quarto confronto, Calderano conseguiu vencer o craque Timo Boll, mantendo o Ochsenhausen vivo no duelo.

+ Federação procura datas para sediar Mundial no ano que vem

Assim, Calderano e companhia vão poder defender o título conquistado na temporada passada. A grande final acontece neste domingo (14), às 9h (de Brasília), contra o FC Saarbrucken TT, que fez 3 a 0 na outra semifinal contra o SV Werder Bremen.

Hugo Calderano - Bundelisga - Ochsenhausen - Tênis de mesa
Equipe do Ochsenhausen (Instagram/hugocalderano)

Vale lembrar que o Ochsenhausen foi o terceiro colocado na fase classificatória, com 15 vitórias e seis derrotas, enquanto o Dusseldorf terminou em segundo, com 17 vitórias e quatro derrotas.

A pandemia de coronavírus paralisou a competição na penúltima rodada da fase de classificação da Bundelisga. E em decisão conjunta, a última rodada não foi realizada e as equipes voltaram diretamente para as semifinais.

O jogo

O duelo da semifinal da Bundesliga começou complicado para o Ochsenhausen. No primeiro confronto, melhor para o maior mesa-tenista da história da Alemanha, Timo Boll. O dono de três medalhas olímpicas e 10º colocado do ranking mundial, venceu o francês Simon Gauzy, 19º do mundo, por 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/3) e colocou o Dusseldorf em vantagem.

Na sequência, foi a vez de Hugo Calderano entrar em ação. O brasileiro número 6 do mundo ainda conseguiu arrancar um game do sueco Kristian Karlsson, 24º do ranking, mas também acabou derrotado por 3 a 1 (11/8, 6/11, 15/13 e 11/8). Assim, o Dusseldorf abriu 2 a 0 e estava a uma vitória de uma vaga na grande final.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Jakub Dyjas, no entanto, adiou a festa. No confronto mais equilibrado até então, o companheiro de Calderano quase sofreu a virada, mas se impôs no final e venceu Anton Kallberg por 3 a 2 (11/6, 7/11, 13/11, 7/11 e 11/9), mantendo o Ochsenhausen vivo na semifinal da Bundesliga.

A sobrevivência da equipe dependia agora de Hugo Calderano. Em mais um duelo equilibrado, o brasileiro saiu na frente contra Timo Boll, mas logo cedeu o empate. Novamente Calderano ficou em vantagem, mas no quarto game, Timo Boll passeou e deixou tudo igual de novo. No quinto e decisivo game, mais equilíbrio. Mas desta vez, o brasileiro se impôs nos pontos finais e levou a melhor por 3 a 2 (11/9, 9/11, 13/11, 4/11 e 11/8).

Assim, a vaga na final ficou para o quinto e último jogo entre Kristian Karlsson e Simon Gauzy. O francês começou melhor e abriu 2 a 0, deixando o Ochsenhausen a um game da final. E na parcial decisiva, Gauzy se manteve firme, venceu por 3 a 0 (11/7, 11/9 e 11/8) e carimbou o passaporte do Ochsenhausen para a decisão.

Hugo Calderano

Hugo Calderano - bundesliga de tênis de mesa Ochsenhausen
Hugo Calderano é uma das armas do Ochsenhausen na defesa do título da Bundesliga (Reprodução/ Instagram)

O brasileiro é o 6º do ranking mundial de tênis de mesa e uma das armas do TTF Liebherr Ochsenhausen na busca pelo bicampeonato da Bundesliga de tênis de mesa.

Na atual temporada, Hugo Calderano disputou 13 partidas e perdeu apenas quatro, sendo o nono melhor em desempenho da competição alemã.

Mais em Tênis de Mesa