Siga o OTD

Tênis de Mesa

Brasil garante 5 equipes nas quartas e 3 nas semis no Peru

No Aberto Cadete e Júnior de tênis de mesa de Lima, no Peru, o Brasil fez bonito na terça-feira (10). Somente uma das nove equipes do país foi eliminada na fase de grupos; seis atletas já estão na briga por medalhas

Brasil garante 5 equipes nas quartas e 3 nas semis do Aberto do Peru de tênis de mesa
Giulia Takahashi e Laura Watanabe e mais sete times chegaram às quartas em Lima (ITTF)

O Aberto do Peru de tênis de mesa Cadete e Júnior, disputado em Lima, começou nesta terça-feira (10) com a participação de 18 atletas brasileiros nas competições por equipes masculina e feminina. E o saldo do dia foi bastante positivo para o Brasil: oito dos nove times do país conquistaram a vaga nas quartas de final e três deles se garantiram nas semis.

No torneio masculino dos cadetes (atletas com no máximo 15 anos de idade), os seis brasileiros fizeram bonito. Divididos em três equipes diferentes, todos conseguiram avançar às quartas de final do Aberto do Peru na parte da manhã e da tarde, com apenas uma derrota em nove partidas. Nos embates valendo vaga nas semifinais, disputadas no período da noite, duas equipes se garantiram entre as quatro melhores. Já na chave feminina do torneio, o único time brasileiro na competição também conseguiu vaga entre os oito melhores.

Entre os juniores (atletas com no máximo 18 anos de idade), quatro das cinco equipes participantes se garantiram na fase eliminatória do torneio, com uma delas conquistando vaga direta nas semifinais. Confira um resumo de tudo que aconteceu nesta terça-feira em Lima.

Duas equipes semifinalistas entre os cadete e uma entre os juniores

Três das nove equipe brasileiras já se garantiram entre os quatro melhores e brigarão pela vaga na final nesta quarta-feira. No grupo dois do torneio cadete por equipes masculino, o time 1 do Brasil, composto por Leonardo Kenzo e Nicholas Nishimura, venceu todos os jogos disputados, perdendo apenas um duelo dos dez no dia. As vitórias vieram sobre a equipe mista do Peru e da Argentina ( 3 jogos a 0), a equipe 2 da Argentina ( 3 a 1) e equipe 1 do Peru ( 3 a 1, no confronto mais difícil do dia). Os dois atletas se classificaram às quartas do Aberto do Peru de tênis de mesa como os melhores dentre todos os 30 participantes do torneio.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Já a equipe 3 do país, formada por Nicolas Duarte e Thiago Motizuki, também foi bem e passou em primeiro lugar do grupo 3. Os brasileiros saíram com vitórias diante do time 4 do Peru (3 a 0), time 3 do Chile (3 a 1) e time 1 da Argentina (3 a 1).

Nas quartas de final, disputadas no período noturno, as duas duplas venceram sem maiores dificuldades. Leonardo Kenzo e Nicholas Nishimura bateram os chilenos Josthyn Miranda e Alvaro Fuentes por 3 a 0, perdendo apenas um set. Os dois enfrentarão a equipe 3 do Peru nesta quarta-feira pela vaga na decisão. Já Nicolas Duarte e Thiago Motizuki passaram pelos argentinos Nahuel Tasca e Ignacio Jaimovich por 3 a 1 e agora encaram o time 1 do Equador na outra semifinal.

Rafael Takahashi e Augusto Sassaki, integrantes da equipe 2 do Brasil, foram os únicos dentre os brasileiros que não conseguiram vaga entre os quatro melhores do torneio. Os dois conseguiram avançar na fase de grupos com duas vitórias e uma derrota, mas acabaram perdendo para os equatorianos Diego Piguave e Jeremy Cedeno nas quartas de final por 3 a 0.

Já na chave junior feminina, Victoria Jorente e Lhais Smolarsky foram as primeiras do grupo 3, o único com quatro equipes na disputa. Após vitórias sobre Equador (3 a 2), Peru 1 (3 a 1) e Peru 3 (3 a 0), o time brasileiro foi o melhor da primeira fase e se classificou diretamente para as semifinais. A dupla enfrenta o vencedor do embate entre Peru 4 e Peru 1 nesta quarta-feira.

Outras quatro duplas já estão nas quartas

A participação feminina no Aberto do Peru foi melhor que a masculina no torneio por equipes dos juniores. As duas duplas femininas venceram seus jogos no dia e se classificaram para as quartas de final como líderes de seus grupos, enquanto que os homens sofreram uma eliminação.

Pelo grupo 1, Giulia Takahashi e Laura Watanabe venceram seus dois confrontos. Primeiro bateram a equipe 1 da Argentina por 3 a 1 e depois triunfaram sobre a equipe 4 do Peru por 3 a 0. Como perderam um dos quatro duelos contra a Argentina e o Chile passou sem ser derrotado nenhuma vez no grupo 2, as brasileiras não conseguiram a vaga direta nas semis, tal qual suas compatriotas fizeram. Giulia e Laura enfrentarão novamente a equipe 1 da Argentina nas quartas de final nesta quarta-feira.

No masculino, a equipe número 3 do Brasil, composta por Joom Shim e Kenzo Carmo foi a única das três que avançou em primeiro lugar no grupo, com duas vitórias por 3 a 0 e uma por 3 a 2. O adversário das quartas será o time 4 do Peru, composto por Jose Zapata e Adam Rubinos.

Henrique Noguti e Luigi Yamane venceram uma e perderam outra no grupo 1, avançando na segunda colocação. Na manhã desta quarta-feira, encararão os argentinos Matias Velarde e Matias Guadalupe, invictos na competição até aqui, por uma vaga nas semifinais.

Gustavo Gerstmann e Nicholas Yamane foram os únicos representantes do Brasil que não conseguiram classificação na fase de grupos. A dupla brasileira perdeu as três partidas no grupo 2 e acabou eliminada na quarta colocação.

Apenas uma equipe brasileira de tênis de mesa participou da chave por equipes feminina entre os cadetes. Victoria Strassburger e Karina Shiray venceram um jogo e perderam o outro, se classificando para as quartas na segunda colocação do grupo 3. As duas tentarão a vaga na semifinal diante da equipe 2 do Peru, que foi líder do grupo 4 com duas vitórias e nenhuma derrota.

Mais em Tênis de Mesa