Siga o OTD

Tênis de Mesa

Teodoro nas chaves principais do Aberto da Espanha

Guilherme Teodoro fura o classificatório do Aberto da Espanha na simples e nas duplas, ao lado de Humberto Manhani

Guilherme Teodoro, no Aberto da Espanha de tênis de mesa
(divulgação/ITTF)

O brasileiro Guilherme Teodoro conquistou vagas nas chaves principais de simples e duplas do Aberto da Espanha de tênis de mesa, que está sendo disputado em Granada. Nas duplas, a parceria é com Humberto Manhani.

Na chave de simples, Guilherme Teodoro não precisou jogar nesta quarta (5). O desempenho do dia anterior, ainda pela fase de grupos, foi o suficiente para que ele passasse direto para a chave principal, sem ter de jogar o eliminatório preliminar.

A estreia entre os 64 melhores será contra o italiano Mihai Bobocica nesta quinta-feira (6), às 11h55 (Brasília).

“Treinei firme nessa semana e coloquei algumas ferramentas no meu jogo que não consegui usar no Aberto da Alemanha. Acredito que na Espanha tenho tudo para fazer um bom torneio, e espero reencontrar o caminho da vitória”, comenta Jouti, que não teve grande desempenho na semana passada, na Alemanha, caindo no primeiro dia.

Além dele, Thiago Monteiro e Eric Jouti estão na chave principal. Como entraram como pré-classificados, não precisaram passar pelas fases iniciais, mas ficaram sabendo nesta quarta os rivais, ambos espanhóis. Monteiro pega Carlos Caballero e Jouti enfrenta Alberto Lillo.

Duplas no Aberto da Espanha

Nas duplas, Teodoro e Humberto Manhani disputaram nesta quarta uma das vagas na chave principal contra os eslovacos Samuel Novota e Samuel Kaluzni. Venceram por 3 a 1, com parciais de 11/9, 11/5, 6/11 e 11/5.

Na estreia entre as 16 melhores duplas da competição, terão pela frente Carlos Caballero e Alvaro Robles, time da casa. Será às 13h30 (Brasília) de quinta. Monteiro e Jouti também estavam pré-classificados nas duplas e enfrentam o tcheco Jiri Martinko e o moldavo Andrei Putuntica no mesmo horário.

Eliminação no Sub-21

Se não foi para a mesa no adulto individual, no Sub-21 Teodoro foi e acabou parando nas quartas de final. Ele jogou duas, passando pelo belga Valentin Pieraert na segunda rodada e perdendo para o romeno Rares Sipos em partida bem parelha.

Rares Sipos, apesar de ter apenas 19 anos, já ocupa a 141ª colocação do ranking mundial de tênis de mesa, estando inclusive pré-classificado para a chave principal adulta no Aberto da Espanha. Guilherme Teodoro ocupa a 1.212ª colocação na principal lista da modalidade.

Apesar da distância no ranking, o brasileiro fez frente ao romeno o jogo todo. Começou vencendo por 11 a 9 e só tomou o empate no 12 a 10 no segundo game. Venceu de novo o terceiro, por 11/8, e vendeu caro o quarto e o quinto, que terminaram com vitória de Sipos por 11/7 e 11/8.

Manhani e Turrini

Os dois outros brasileiros que estava na simples do Aberto da Espanha acabaram eliminados nesta quarta-feira. Eles dependiam de resultados, após vencerem uma e perderem outra nas partidas do dia anterior.

No grupo 1, Humberto Manhani precisava que Jordan Wykes, britânico da Ilha de Jersey, vencesse o taiwanês Yang Heng-Wei. Porém, o asiático levou a melhor.

+ SIGA NOSSO PERFIL OFICIAL NO TWITTER

Turrini estava em um grupo com quatro atletas e jogou a terceira partida nesta quarta. Ele tinha de vencer o costa riquenho Victor Urena e torcer para o egípcio Mahmoud Helmy bater o espanhol Joan Masip. O brasileiro até fez a parte dele, mas o anfitrião venceu o asiático.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa