Siga o OTD

Tênis de Mesa

Vitor Ishiy vence Thiago Monteiro e é campeão brasileiro

Depois de Jouti e Tsuboi ficarem pelo caminho, Vitor Ishiy e Thiago Monteiro fizeram a final e o garoto de 24 anos se deu melhor

Vitor Ishiy -Foto: Daniel Zappe/CBTM
Foto: Daniel Zappe/CBTM

No encerramento do 53º Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, Vitor Ishiy venceu Thiago Monteiro na grande final e sagrou-se campeão brasileiro de 2019. Depois de vencerem todos os jogos da competição, os dois jogadores se enfrentaram numa final equilibrada, onde a velocidade do jogador de 24 anos fez a diferença.

Fase de Grupos

Depois de conquistarem vitórias fáceis na primeira rodada, os favoritos ao título do Campeonato Brasileiro fizeram seus segundos jogos na manhã deste domingo (15) e também venceram sem dificuldades.

Gustavo Tsuboi enfrentou Guilherme Spinelli, da Associação Nikkey, e venceu com facilidade por 3 a 0, com parciais de 11/4, 11/9 e 11/7. Vitor Ishiy jogou contra Rafael Rocha, do Santo André, e também venceu por 3 a 0 (11/5, 11/5 e 11/8). Eric Jouti fez 3 a 1 e ganhou de Valdineis de Medeiros, da Associação Goiana (9/11, 11/5, 11/6, 11/9).  Enquanto Thiago Monteiro enfrentou Rafael Turrini, do São Caetano, e conquistou venceu bem  por 3 a 0 (11/8, 11/4, 11/7).

Jouti é eliminado antes das oitavas

Na fase de 16 avos, Tsuboi voltou a vencer por 3 a 0, desta vez contra Rodrigo Yonesake, de Ribeirão Preto (11/5, 11/8, 11/8). Thiago Monteiro também passou bem por Rafael Rocha, do Santo André: 3 a 0. (11/6, 11/7 e 11/2).

Vitor Ishiy não teve tanta facilidade, mas venceu Rafael Turrini, do São Caetano. Depois de perder o primeiro set por 10 a 12, Ishiy teve que suor para ganhar o segundo por 14 a 12 e empatar o confronto.  Nos últimos sets, a disputa ficou um pouco mais fácil: 11 a 9 e 11 a 4.

Eric Jouti foi derrotado antes das oitavas. (Foto: Daniel Zappe/CBMT)

Já a zebra da rodada ficou por conta da eliminação de Eric Jouti. O número 84 do mundo foi surpreendido por Isaac Zauli, do Saldanha da Gama e acabou derrotado antes de chegar nas oitavas de final. Jouti venceu o primeiro set por 11 a 7, mas depois acabou perdendo o segundo (11/5) e o terceiro (11/6) e tomou a virada na partida. Tentou a recuperação no quarto set, com 11 a 2. Mas, no último período, acabou derrotado por 11 a 9 e foi eliminado da disputa.

Oitavas de final

Nas oitavas, Tsuboi, Monteiro e Ishiy confirmaram o favoritismo e passaram de fase. Thiago Monteiro venceu mais uma partida por 3 a 0, desta vez contra Luis Eduardo Anjos, de Joaçaba. (6/11, 6/11, 8/11). Gustavo Tsuboi enfrentou Henrique Narita Filho, da Academia Life Pong e também venceu fácil por 3 a 0, com parciais de 11 a 2, 11 a 7 e 11 a 6. E Vitor Ishiy venceu Eduardo Tomoike, do Itaim Keiko, também por 3 a 0. (11/6, 11/3 e 11/5)

Torcida desequilibra e Tsuboi sai nas quartas

Na disputa de quartas de final, Thiago Monteiro venceu Diogo da Silva, de São Caetano, mais uma vez por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 11/9). E Vitor Ishiy derrotou Carlos Ishida, do Itaim Keiko por 3 a 1 (11/4, 11/8, 7/11, 11/6).

Mas um jogo em especial reuniu uma multidão no Centro Paralímpico: Gustavo Tsuboi, número 41 do mundo, enfrentando Gustavo Yokota, de Santo André. A torcida apoiava Yokota e comemorava alto a cada ponto do jovem atleta. Com 13 a 11, Yokota levou o primeiro set.

Nos dois períodos seguintes, Tsuboi esfriou um pouco a torcida e virou a partida. Com 11 a 7 e 11 a 6, o experiente jogador fez 2 a 1 na partida. Mas a torcida, fazia mesmo a diferença. No quarto set, Tsuboi tentou forçar muitas bolas e errou muito. Do outro lado, Yokota se defendia bem e contava também com a sorte. Com um 11 a 3, o jovem empatou a partida.

No último set, toda a pressão estava do lado de Gustavo Tsuboi. O set foi muito equilibrado e nenhum jogador conseguiu abrir vantagem no placar. No fim, Tsuboi tinha 10 a 8 no marcador e o match point na mão, mas não aproveitou. Errou muito e Yokota aproveitou. Depois de muitos empates nos match points, a rede ajudou Yokota que passou à frente com 15 a 16. No ponto seguinte, Tsuboi jogou para fora e a torcida explodiu ao ver a zebra vencer o veterano por 3 a 2.

Gustavo Yokota venceu Tsuboi e levantou a torcida. (Foto: Daniel Zappe/CBTM)

“Tsuboi é número 41 do mundo, ainda não caiu a ficha que eu ganhei dele. O que eu posso dizer agora é que eu estou muito feliz. Eu tive o apoio da torcida, torcida maravilhosa que me ajudou, estava comigo em todos os pontos, eu estou muito feliz. Tinha muita gente torcendo por mim, eu estava muito concentrado. Então, acho que como minha concentração estava no máximo eu estava conseguindo acertar bolas que normalmente eu não acerto.”, comemorou Gustavo Yokota.

Semifinais

Na semifinal, Gustavo Yokota não conseguiu repetir a surpreendente atuação contra Vitor Ishiy. Com ataques rápidos, o número 59 do mundo mostrou superioridade e não se deixou abater pela torcida que torcia em peso pelo adversário. Com parciais de 11 a 9, 11 a 5 e 11 a 8, Ishiy fechou o placar em 3 a 0 e se garantiu na final do torneio.

Na outra semifinal, Thiago Monteiro encarou Eric Mancini, da Associação Nikkey e venceu mais uma. Mesmo com a forte torcida que apoiava o adversário – que é professor no Itaim Keiko – Thiago conseguiu fazer 3 a 1 e se garantiu na final do Campeonato Brasileiro. Thiago venceu os dois primeiros sets por 11 a 9 e 11 a 6. Perdeu o terceiro por 8 a 11, mas foi superior no último e fechou o jogo com 11 a 9 no placar.

Final – Ishiy x Monteiro

Na grande final do 53º Campeonato Brasileiro de tênis de mesa, Vitor Ishiy e Thiago Monteiro fizeram uma partida equilibrada no primeiro set. Depois de um período cheio de empates, Monteiro viu Ishiy errar duas vezes seguidas e venceu o primeiro set em 15 a 13.

Thiago Monteiro lutou, mas acabou derrotado na final. (Foto: Daniel Zappe/CBTM)

No outros sets, no entanto, Thiago Monteiro passou a errar mais e não conseguia segurar o rápido ataque do jovem jogador. Com 11 a 5, 11 a 8 e 11 a 5, Vitor Ishy virou a partida, venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão brasileiro de 2019.

“A gente se conhece, jogamos na mesma liga na França. Ele é um atleta muito experiente, já jogou muitos anos pela seleção. Eu sabia que ia ser muito difícil, estava todo mundo cansado. Mas eu também estou bem fisicamente e acho que consegui pressionar e usar bastante minha agressividade e minha velocidade, que são meu ponto forte.”, comemorou Ishiy.

“Fiquei muito emocionado porque minha família está aqui. Como é minha cidade natal, tem muita gente me apoiando, mandando mensagem, então fiquei muito feliz de jogar e terminar o ano assim. Foi um ano muito longo, com muitos torneios, muitos campeonatos, mas valeu a pena terminar 2019 assim.”, completou o campeão brasileiro.

Vitor Ishiy comemora conquista do Campeonato Brasileiro. (Foto: Daniel Zappe/CBTM)

Mais em Tênis de Mesa