Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano fecha entre os oito participação no Finals

Calderano caiu nas quartas do Grand Finals após derrota para o chinês número dois do mundo Fan Zhendong

Hugo Calderano, do tênis de mesa
arquivo

O brasileiro Hugo Calderano fechou sua participação no ITTF World Tour Grand Finals entre os oito primeiros. O torneio disputado em Zhengzhou, na China, reúne os melhores do Circuito Mundial de Tênis de Mesa na temporada.

Na madrugada deste sábado (14) ele foi superado pelo chinês Fan Zhendong, número 2 do ranking mundial, por 4 a 1 (10/12, 5/11, 7/11, 11/5 e 9/11), nas quartas de final do torneio.

Foi a 11ª vez no ano que Hugo Calderano chegou ao menos nas quartas de final em torneios internacionais, incluindo as disputas do Pan de Lima, Copa Pan-Americana, Copa do Mundo e Circuito Mundial.

O brasileiro foi o último atleta não-oriental a cair no Grand Finals, nos torneios individuais e de duplas dos dois naipes. As semifinais do individual masculino serão disputadas exclusivamente por chineses: Fan Zhendong enfrenta Lin Gaoyuan e Xu Xin encara Ma Long.

Chance perdida no início

Assim como acontecera no jogo das quartas de final, contra Jun Mizutani, Hugo Calderano entrou muito concentrado na partida e jogando em altíssimo nível.

Ainda mais agressivo do que na véspera, o brasileiro dificultava a vida do chinês ao máximo e se encaminhava para uma vitória tranquila no primeiro set, pois vencia por 9 a 4.

Mas Zhendong foi buscar o resultado, empatou e virou. Calderano chegou a salvar um set point, mas o chinês venceu a primeira parcial.

A vitória fortaleceu Zhendong. Ele começou abrindo 5 a 1 na segunda parcial e administrou a vantagem até o final, fechando em 11 a 5.

No terceiro set, Hugo Calderano esboçou uma reação abrindo 2 a 0. Mas o rival não se abalou e virou para 5 a 2. O técnico Jean-René Mounié pediu tempo, mas não adiantou: Zhendong seguiu em ritmo muito intenso e não poupou o brasileiro, fechando em 11 a 7.

Como detalhe, num dos poucos ralis longos do set, o atual bicampeão dos Jogos Pan-Americanos finalizou um ponto onde a bola atingiu a marca de 108 quilômetros por hora.

Hugo Calderano encontrou seu melhor momento no quarto set. Seus ataques precisos irritavam Fan Zhendong, que chegou a estar perdendo por 9 a 2 e acabou sendo superado por 11 a 5.

Porém, o brasileiro ainda precisava vencer mais três sets para avançar às semifinais do Grand Finals. Chegou a fazer uma quinta parcial equilibrada com o número 2 do mundo, mas não resistiu.

“Foi uma pena, pois o Hugo estava desenvolvendo um jogo muito interessante no primeiro set. Abriu uma boa vantagem, jogando o melhor dele, mas não conseguiu fechar. Depois disso, o Fan Zhendong conseguiu jogar mais relaxado, e quando abriu 3 a 0 ficou muito mais difícil para o Hugo”, lamentou o técnico Jean-René Mounie, após o confronto.

+ CONHEÇA O NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Grand Finals foi o último compromisso internacional de Hugo Calderano na temporada 2019 de tênis de mesa. No final de janeiro, ele encara o primeiro desafio do Circuito Mundial no ano olímpico, exatamente no país onde atua: o Aberto Platinum da Alemanha, em Magdeburg.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa