Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence, garante medalha e brigará por final na Áustria

Brasileiro passou pelo japonês Koki Niwa e se classificou para semifinal, onde vai enfrentar o chinês Zhao Zihao no competição platinum da temporada

Hugo Calderano bate Koki Niwa, do Japão, pelas quartas de final do Aberto da Áustria de tênis de mesa
arquivo

O brasileiro Hugo Calderano é semifinalista do Aberto da Áustria, a última competição platinum da temporada 2019 do Circuito Mundial de Tênis de Mesa. Na tarde deste sábado (16), em Linz, ele derrotou o japonês Koki Niwa, número 11 do mundo, por 4 a 2 (7/11, 11/9, 11/1, 14/12, 9/11 e 11/8).

Na semifinal, Hugo Calderano encara o chinês Zhao Zihao, 41° do ranking mundial neste domingo, às 7h50 (de Brasília). Se passar, decide o título pouco depois, às 14h, contra o vencedor do confronto entre o alemão Timo Boll (oitavo do mundo) e o chinês Fan Zhendong (primeiro do ranking).

O brasileiro começou bem a partida. Abriu 3 a 0 no placar, mas Niwa passou a explorar todos os erros do adversário e virou para 9 a 3. Calderano ainda reagiu, mas o japonês conseguiu fechar em 11 a 7. No segundo set, o jogo do número 6 do mundo encaixou e ele empatou o confronto.

Com uma atução praticamente perfeita e um adversário pouco inspirado, Calderano fez 11 a 1 no terceiro set. Na quarta parcial, Niwa voltou ao jogo, não se deu por vencido quando o brasileiro já tinha set point a seu favor e levou o confronto para o desempate, perdendo por 14 a 12.

“O quarto set foi muito importante para mim, pois abri 3 a 1. Era um jogo bem complicado, pois ele poderia mudar o confronto”, reconheceu Hugo, após a partida.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Niwa iniciou arrasador no quinto set, abrindo uma larga vantagem de 6 a 0. O brasileiro voltou a acertar, chegou a evitar alguns set points do japonês, mas era tarde. Na sexta parcial, Calderano mostrou todo seu repertório, tanto no ataque quanto defensivamente. Abriu 10 a 4 no placar, Niwa evitou quatro match points, mas não conseguiu frear o brasileiro, que fechou a partida.

+ Calderano revê palco de primeira final europeia no Circuito Mundial

Após o duelo, Calderano também falou sobre o Aberto em Linz de tênis de mesa e o próximo adversário na competição: “Gosto muito de atuar aqui na Áustria. Estou muito ansioso para este confronto. O Zihao vem jogando bem ultimamente. Nunca joguei contra ele, mas acredito que será bem difícil”, projetou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa