Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano vence primeiro desafio e vai às oitavas na Áustria

Rival dos Estados Unidos deu trabalho ao brasileiro nos três primeiros sets, mas acabou sucumbindo; Tsuboi e Ishiy fazem grande jogo contra sul-coreanos

Hugo Calderano, do tênis de mesa
arquivo

O brasileiro Hugo Calderano venceu o primeiro desafio no Aberto da Áustria, competição platinum do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, o principal nível de torneios do Circuito. Nesta quinta-feira (14), em Linz, ele bateu Kanak Jha, dos EUA, de virada, por 4 a 2 (11/9, 8/11, 8/11, 11/5, 11/3 e 11/5).

Com isso, o sexto melhor jogador do ranking mundial está classificado para as oitavas de final do torneio individual masculino. Nesta sexta-feira (15), em horário a ser definido, Calderano encara o vencedor do confronto entre o alemão Patrick Franziska e o sul-coreano Jeoung Youngsik.

Começo duro

O jogo começou como previsto. Diante de um dos maiores talentos da nova geração, Kanak Jha, de apenas 19 anos, Hugo Calderano teria de mostrar toda a sua qualidade para sair vitorioso. O primeiro set foi bem equilibrado, com o brasileiro tendo certo controle da partida e fechando em 11 a 9.

Na segunda parcial, Jha começou explorando os erros do brasileiro, abriu uma vantagem de 4 a 0 e conseguiu fechar em 11 a 8.

Hugo Calderano foi para o terceiro set disposto a impor seu jogo. Atuando de forma bem agressiva, chegou a abrir 5 a 1, mas logo depois permitiu o empate e a virada do rival dos Estados Unidos.

Em desvantagem no placar, o brasileiro passou a trazer todo o seu repertório a partir do quarto set. Com um jogo muito intenso, foi absoluto, venceu a parcial, atropelou no quinto set e manteve o ritmo forte no sexto, finalizando o confronto por 4 a 2.

+ Ajude a esolher o Atleta da Torcida do Prêmio Brasil Olímpico

“A partida foi dura até 2 a 2. Jha jogou muito bem, como foi durante as fases eliminatórias. O Hugo começou ganhando o primeiro set, mas não achou o ritmo certo. Felizmente, ele se empenhou bastante para achar um nível de foco bem alto a partir do quarto set. Os saques dele tiveram mais qualidade, conseguiu impor a chiquita na recepção e botou mais pressão com a primeira bola. É sempre complicado ganhar na primeira rodada, e ele conseguiu mais uma vez”, analisou o técnico Jean-René Mounie.

O Aberto da Áustria de tênis de mesa traz boas lembranças para Hugo Calderano, pois foi lá, há três anos, que ele fez sua primeira final europeia no circuito mundial.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Dupla

Os brasileiros Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy caíram nas oitavas de final do torneio de duplas masculino, apesar de realizarem uma boa partida contra os sul-coreanos Jeoung Youngsik e Lee Sangsu, líderes do ranking mundial de duplas, com direito inclusive a um set arrasador dos brasileiros. O placar final foi de 3 a 1 para os adversários (8/11, 8/11, 11/2 e 6/11).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa