Siga o OTD

Tênis de Mesa

“Não tem nada fácil na América Latina”, diz Calderano

Hugo Calderano celebra vaga olímpica também por equipes após virada sobre argentinos na final do Pré-Olímpico Latino de Equipes

Hugo Calderano, do tênis de mesa, conquista vaga em Tóquio 2020 - (Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte)
Lima é parada obrigatória para Tóquio no tênis de mesa (Abelardo Mendes Jr/Rede do Esporte)

O Brasil conquistou na marra a classificação da equipe masculina de tênis de mesa para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A vaga veio com uma virada comandada por Hugo Calderano sobre o time da Argentina na final do Pré-Olímpico Latino de Equipes, neste domingo (27), no Peru. Os rivais sul-americanos chegaram a ficar a uma vitória de saírem eles com os passaportes carimbados.

“Não tem nada fácil na América Latina”, afirmou Hugo Calderano após acompanhar Vitor Ishyi vencer o veterano Tabachnik, de 42 anos, na quinta e decisiva partida contra os argentinos. O resultado confirmou a equipe em Tóquio 2020. “É uma sensação muito boa garantir essa vaga. Não foi um campeonato fácil. Estou muito feliz pela equipe”, acrescentou o atual sexto melhor mesatenista do mundo, o maior não asiático.

Equipe brasileira que conquistou vaga em Tóquio 2020 via Pré-Olímpico Latino de Equipes
(CBTM)

Jovem promessa brasileira do tênis de mesa, Vitor Ishyi também estava radiante. “Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe. E de fazer um jogo tão emocionante como este, para uma classificação aos Jogos Olímpicos, que era um sonho meu. Sabia que ia ser bem difícil, eles têm atletas fortes e experientes. Já estava preparado” disse.

“Temos que valorizar o trabalho dos argentinos. Estamos bastante felizes. Não é sempre que conquistamos uma vaga para os Jogos Olímpicos”, analisou o técnico Paco. Gustavo Tsuboi completou o time brasileiro.

Ishyi chegou em condições de garantir a vaga após Hugo Calderano salvar um “match point” dos argentinos no jogo quatro. Derrotou Gastón Alto, 108° do ranking mundial, e empatou o confronto em 2 a 2 (veja abaixo).

Calderano já havia marcado o primeiro ponto da seleção brasileira ao bater o segundo jogo e empatar do embate. A Argentina saiu na frente na partida inicial do duelo, confronto das duplas. “Argentina mostrou que pode brigar com muitas potências”, disse o brasileiro. “Podemos treinar bastante para chegar em Tóquio no melhor nível”, completou Calderano, que tem boas recordações do palco dos duelos no Pré-Olímpico Latino de Equipes.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Tóquio via Videna

A disputa das equipes pelas vagas olímpicas foi realizada na Villa Deportiva Nacional, ou simplesmente Videna, local do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos de Lima disputados na capital peruana entre julho e agosto deste ano. Lá, Hugo Calderano não apenas sagrou-se bicampeão continental (veja abaixo o último ponto), como também garantiu vaga individual nos Jogos Olímpicos do ano que vem.

O time feminino, formado por Bruna Takahashi, Caroline Kumahara e Jessica Yamada, também conquistou a vaga em Tóquio no Pré-Olímpico Latino de Equipes. No domingo, antes da disputa masculina, a seleção feminina teve uma atuação impecável diante de Porto Rico, conseguiu a revanche e venceu as campeãs dos Jogos Pan-Americanos por 3 a 0.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa