Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano tem melhor resultado do ano em eventos platinum

Único não-oriental a chegar nas quartas de final do torneio individual masculino, brasileiro caiu para adversário de Taiwan

Abelardo Mendes Jr/arquivo

Único atleta não-oriental a chegar nas quartas de final do torneio individual masculino do Aberto do Japão de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano se despediu da competição na madrugada deste sábado (15). Ele foi superado pelo taiwanês Lin Yun-Ju, 20° colocado no ranking mundial, por 4 a 0 (11/13, 9/11, 7/11 e 10/12), em Sapporo. Este foi o melhor desempenho de Calderano em eventos platinum do Circuito Mundial na temporada 2019.

O primeiro set já mostrou que Hugo não teria vida fácil na partida. Extremamente equilibrado, foi muito disputado do início ao fim, com o jovem taiwanês, canhoto, de apenas 17 anos, ganhando por 13 a 11. Calderano voltou melhor para o segundo set, encaixou melhor seu jogo e chegou a estar vencendo por 8 a 4. Mas acabou permitindo a virada, ficando com desvantagem de 2 a 0 em parciais.

No terceiro set, tudo desandou para o brasileiro. Errando muito, Calderano chegou a estar com 8 a 0 contra no marcador. A reação aconteceu, ainda na terceira parcial, mas não foi suficiente para a virada, com Yun-Ju abrindo 3 a 0.

Sem alternativas, Calderano precisava arriscar tudo no quarto set, pois já não tinha nenhuma margem de erro. Tentou de todas as formas, mas não conseguia impor seu jogo, com o adversário continuando a dominar a partida.

Com 7 a 4 contra, o técnico Jean-René Mounie pediu tempo, para tentar reverter o quadro. O brasileiro manteve-se vivo e o técnico adversário também parou a partida, quando o placar já apontava 9 a 7. Calderano chegou a encaixar alguns contra-ataques, empatou o jogo, mas acabou permitindo que Yun-Ju fechasse em 12 a 10.

Calderano agora terá um pequeno tempo de descanso. A próxima competição platinum do Circuito Mundial será o Aberto da Austrália, em Geelong. As fases preliminares terão início no dia 9 de julho, com o brasileiro estreando no individual no dia 11, já na chave principal. Este será o último torneio internacional dele antes dos Jogos Pan-Americanos de Lima, onde buscará o bicampeonato individual e por equipes de tênis de mesa.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa