Siga o OTD

Tênis de Mesa

Calderano pega campeão olímpico nas oitavas do Mundial

Brasileiro despachou indiano sem ser ameaçado e agora tem chinês campeão olímpico pela frente no mundial da Hungria

Hugo Calderano venceu com autoridade o indiano Sathiy Gnanasekaran nesta quarta (24), conquistando pela primeira vez a classificação para a fase de oitavas de final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. Mais do que isso, é a melhor participação de um brasileiro em Mundiais. E terá um grande duelo na próxima fase: enfrentará o campeão mundial e olímpico Ma Long, da China, nesta quinta-feira, às 7h (de Brasília).

Hugo Calderano chega nas oitavas de final, assim como fizeram duas lendas do tênis de mesa brasileiro: Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, e Cláudio Kano. Biriba chegou nas oitavas no Mundial de 1961, em Pequim, na China. Kano alcançou a mesma fase no torneio em Nova Déli, na Índia, em 1987. Foram as melhores participações brasileiras até então.

Calderano iniciou a partida desta quarta-feira de forma arrasadora. Agressivo e forçando o erro do adversário, chegou a abrir 7 a 1 no placar, fechando o primeiro set em 11 a 6. O panorama se modificou pouco na segunda parcial, com Calderano buscando a definição e Gnanasekaran ainda errando muito.

No terceiro set, Gnanasekaran reagiu e começou a dificultar o jogo do brasileiro. No final da parcial, Calderano voltou ser letal em seus golpes e fechou mais uma vez, em 11 a 9. O indiano não desistiu, ainda tentou no quarto set, mas o brasileiro não deu oportunidades ao adversário.

“Eu vim crescendo no campeonato, isso é muito importante, principalmente em Campeonatos Mundiais. Me sinto muito bem em chegar nas oitavas de um Mundial, que já é um feito muito grande para o Brasil. Já enfrentei o Ma Long algumas vezes, foi bem difícil, mas acho que já evoluí bastante. Ele tem um jogo muito completo, é bom em tudo. Tenho que jogar muito concentrado, sem pensar que estou enfrentando o Ma Long”, projeta Calderano, sobre o jogo que pode colocá-lo isoladamente no patamar mais alto do tênis de mesa brasileiro em todos os tempos.

Campeão olímpico no caminho de Hugo Calderano

Atual número sete do ranking mundial, o brasileiro terá uma parada bem difícil nas oitavas de final do mundial de tênis de mesa da Hungria, que está sendo disputado em Budapeste. Vai enfrentar o chinês Ma Long, campeão olímpico em 2012.

Os chineses, aliás, vencem o individual masculino desde 2005, ou sete torneios seguidos. No feminino, a última vez que perderam foi em 1993.

Por outro lado, nunca um latino-americano foi campeão masculino ou feminino. No feminino, a última vez que uma atleta fora da Ásia ou Europa conquistou o título foi em 1938 (Ruth Aarons, dos Estados Unidos). No masculino, jamais houve um campeão fora dos dois continentes.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Tênis de Mesa