Siga o OTD

Tênis de Mesa

Hugo Calderano disputa dois ouros no Aberto do Brasil de Tênis de Mesa

O mesatenista Hugo Calderano irá disputar duas finais do Aberto do Brasil do circuito mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) neste domingo (7). Às 10h45, ele e Gustavo Tsuboi enfrentam o alemão Patrick Baum e o eslovaco Thomas Keinath na final de duplas. Às 12h, Calderano volta a disputar outro ouro, contra o indiano Amalraj Anthony, na categoria simples.

A final em duplas acontece após a dupla brasileira ter derrotado Eric Jouti e Cazuo Matsumoto por 3 sets a 0, com parciais de 11/8; 11/9 e 11/5. “Acho que, cada vez mais, estamos provando que somos um das melhores duplas do mundo. Esse resultado também mostra nossa regularidade, pois em todo campeonato estamos chegando nas finais. Entramos bem confiantes. Sabemos que todos são fortes, mas estamos jogando juntos há algum tempo e sabemos como lidar com essa pressão”, disse Calderano.

A dupla de Calderano com Tsuboi é a atual número 3 do mundo, atrás apenas dos japoneses Masataka Morizono e Yuya Oshima e dos chineses Xu Xin e Zhang Jike. Tsuboi e Calderano ficaram com a prata no Aberto da Hungria e ouro no Aberto da Suécia. “Cada vez que jogamos, estamos melhores. Não temos oportunidade de treinar dupla no dia a dia, mas acho que nosso jogo está bem sólido e a combinação de um canhoto e um destro já é uma vantagem na dupla. Nosso volume de jogo está muito bom. Para a final, espero que os dois estejam jogando bem. Acho que temos grandes chances e vamos brigar para ter o título do Aberto”, afirmou Tsuboi.

Já a final simples acontece após a dupla ter se enfrentado nas semifinais, com Calderano tendo derrotado Tsuboi por 4 sets a 1, parciais de 11/3,11/6,6/11,11/6 e 11/8. Já o indiano Anthony teve vida dura na outra semifinal, sofrendo para vencer o búlgaro Phillip Floritz por 4 sets a 3, parciais de 6/11, 6/11, 11/9, 11/9, 8/11, 11/9 e 11-9.

Caso o chaveamento tivesse favorecido os brasileiros, eles poderiam ter a mesma história da dupla feminina Audrey Zarif e Bernadette Szocs, que enfrentam as brasileiras Lin Gui e Bruna Takahashi na final de duplas e depois disputam entre si na final individual.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Tênis de Mesa